José Saramago tem centenário celebrado no Museu da Língua Portuguesa

José Saramago (1922-2010): centenário do escritor Nobel de Literatura é celebrado no Museu da Língua Portuguesa – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

No ano do centenário de seu nascimento, o escritor português José Saramago (1922-2010) foi homenageado pelo governador Rodrigo Garcia em ação no Museu da Língua Portuguesa na manhã deste sábado, 7 de maio, com a Instalação O Conto da Ilha Desconhecida.

Na ocasião, o governador, a Fundação Roberto Marinho e a Câmara Municipal de Coimbra assinaram um protocolo de intenções para a criação do Polo Europeu do Museu da Língua Portuguesa em Portugal.

Estamos celebrando a Semana da Língua Portuguesa com duas importantes iniciativas. Por meio de um protocolo de intenção assinado hoje vamos estabelecer um novo Polo do Museu da Língua Portuguesa para a comunidade europeia lá em Portugal, na cidade de Coimbra. E estamos celebrando, com a exposição de José Saramago, grande escritor da língua portuguesa, prêmio Nobel, e que nos inspira com a sua literatura instigante e questionadora.

Rodrigo Garcia
Governador de São Paulo

A Instalação O Conto da Ilha Desconhecida consiste em uma barca inflável, livremente inspirada na história do livro infantojuvenil de mesmo nome. O público poderá visitar gratuitamente a ocupação até 24 de julho, no Saguão B.

Rodrigo Garcia e Sérgio Sá Leitão ( ao centro) na homenagem a Saramago – Foto: Joca Duarte – Blog do Arcanjo

Todo o ambiente foi construído e desenvolvido pela companhia teatral Pia Fraus, que tem uma trajetória reconhecida de performances para o público infantil. Durante todo o período de exposição, será promovida uma série de oficinas e atividades, dialogando com a barca cênica e as temáticas abordadas no livro homenageado e outras obras de Saramago.

O projeto tem como foco as crianças e jovens, que não são considerados leitores assíduos da obra de Saramago, único autor em língua portuguesa a ganhar o Nobel de Literatura. Ele é responsável por clássicos como A Caverna e O Evangelho Segundo Jesus Cristo. A proposta é proporcionar uma experiência cenográfica imersiva, que poderá ser usufruída de forma lúdica pelo público, principalmente as crianças.

A Instalação O Conto da Ilha Desconhecida é uma parceria do Museu da Língua Portuguesa com a Companhia das Letras, editora de Saramago no Brasil, e a Fundação Saramago, que apoia as ações do centenário do autor em todo o mundo.

A abertura da Ocupação ocorreu no último dia das celebrações do Dia Internacional da Língua Portuguesa, que tiveram início na quinta-feira (5).

Polo Europeu do Museu da Língua Portuguesa

O objetivo da parceria firmada entre o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a Câmara Municipal de Coimbra e a Fundação Roberto Marinho é promover a difusão e a celebração do idioma, língua nativa de 280 milhões de pessoas e o quinto mais falado no mundo. A cerimônia foi transmitida ao vivo simultaneamente no Brasil e em Portugal.

Este acordo é o primeiro passo para a real e definitiva internacionalização da instituição, do seu conteúdo e da sua programação. Penso que, assim, iremos contribuir para uma valorização ainda maior do principal patrimônio cultural da lusofonia, a língua portuguesa.

Sérgio Sá Leitão
Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Sede de uma das mais antigas universidades da Europa, Coimbra é uma das mais importantes cidades de Portugal, no contexto cultural e histórico. Um dos objetivos é que o Polo Europeu do Museu da Língua Portuguesa compartilhe propostas de novos conteúdos com a instituição do Governo de São Paulo.

A parceria pretende, ainda, promover a troca de experiências no desenvolvimento do museu em diversos segmentos, como arquitetura, museografia, curadoria, tecnologia, acessibilidade, educativo e comunicação.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos mais influentes e respeitados jornalistas e críticos culturais do Brasil, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foi eleito entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Surra de estilo: Prêmio Bibi Ferreira 2022 Grammy Latino 2022: Veja brasileiros indicados! Travessia estreia em 10 de outubro na Globo Fred Raposo é destaque no Mirada Maitê Proença estreia O Pior de Mim em SP