★★★★ Crítica: Maciel Silva faz mergulho cênico comovente no solo Eu, Estatística

Maciel Silva faz atuação comovente no solo Eu, Estatística © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

★★★
EU, ESTATÍSTICA
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado
Sextas às 21h, sábados às 20h, domingos às 18h. Até 29/6/2025
Casa de Artes SP (R. Major Sertório, 476)

Compre seu ingresso!

As pessoas precisam ser respeitadas em suas diferenças. Este é o potente recado do solo Eu, Estatística, no qual o talentoso ator Maciel Silva faz um mergulho cênico comovente em prol da aceitação da diversidade humana e contra a LGBTQIAPN+fobia. A obra estreou sob fortes aplausos e pode ser vista na Casa de Artes SP (R. Major Sertório, 476), na Vila Buarque, em São Paulo, às sextas às 21h, sábados às 20h, domingos às 18h, até 29/6. Neste mês de junho da diversidade e da Parada LGBT+ de São Paulo dia 22, o espetáculo é uma ótima pedida para quem busca refletir sobre temas sensíveis à comunidade LGBTQIAPN+. Na peça, Maciel interpreta Estatística, jovem que sofreu preconceito desde a infância por conta da sua homossexualidade e que precisou enfrentar as violências familiares e do mundo até poder simplesmente ser. Para ajudar outras pessoas na mesma situação e evitar que muitas acabem com suas próprias vidas, o personagem se voluntaria no CVV, o Centro de Valorização da Vida, que recebe chamadas telefônicas de pessoas em situação de fragilidade de saúde mental. A montagem é sensível, com Maciel, ator de intensa presença cênica, transitando diferentes atmosferas e sensibilizando o coração do público. A peça tem direção de Fellipe Calixto e direção artística de Felipê Aguiar, que usam de recursos do teatro épico e do teatro pós-dramático, valendo-se do vigor do excelente ator em cena. A peça conta com participação em vídeo de Nany People. No time criativo ainda estão Rony Vieira na iluminação, Allex Duran na cenografia, Gerard Paes no figurino, Ivan Alves na trilha sonora, Mayra Messias e Lucas Lima na produção executiva, Chico Tomaz no design gráfico, Chico Araújo na contrarregragem, e Clau Pereira e Roberta Viana na assistência de produção e administração. Caetano cantou que “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”. O espetáculo Eu, Estatística, por sua vez, nos recorda que, para uma parcela ainda tão perseguida e estigmatizada da população, simplesmente poder ser é uma árdua conquista cotidiana.

★★★
EU, ESTATÍSTICA
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado
Sextas às 21h, sábados às 20h, domingos às 18h. Até 29/6/2025
Casa de Artes SP (R. Major Sertório, 476)

Compre seu ingresso!

Texto e atuação: Maciel Silva. Direção: Fellipe Calixto. Direção artística: Felipê Aguiar. Trilha sonora ao vivo: Ivan Alves. Participação em vídeo: Nany People. Produção executiva: Mayra Messias e Lucas Lima. Assistência de produção e administração: Clau Pereira e Roberta Viana. Design de luz: Rony Vieira. Cenário: Allex Duran. Figurino: Gerard Paes. Design gráfico e redes sociais: Chico Tomaz. Contrarregra: Chico Araújo.

Maciel Silva estreia Eu, Estatística sob fortes aplausos na Casa de Artes SP

Blog do Arcanjo mostra quem já aplaudiu Maciel Silva em Eu, Estatística

Eu, Estatística estreia sob fortes aplausos na Casa de Artes SP

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *