Sobre

Miguel_Arcanjo_Prado (1)

SOBRE O BLOG DO ARCANJO

O Blog do Arcanjo mostra o que acontece e quem é destaque nos palcos, telas, salas e sociedade, com notícias, artigos e entrevistas exclusivas, além de reflexões sobre o mundo do Entretenimento, das Artes e da Cultura. O site existe desde 2012 sob direção do jornalista e crítico de artes Miguel Arcanjo Prado.

SOBRE MIGUEL ARCANJO PRADO

Miguel Arcanjo Prado é jornalista formado pela UFMG, especialista em Mídia, Informação e Cultura pela USP e mestre em Artes pela Unesp. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Foi eleito três vezes um dos dez melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. É idealizador do Prêmio Arcanjo de Cultura, que teve sua primeira edição em dezembro de 2019 no Theatro Municipal de São Paulo, reunindo as principais personalidades das artes do país, como Zé Celso, Eduardo Saron, Danilo Santos de Miranda, Regina Boni e Sergio Mamberti. Integra ainda o júri das seguintes premiações: Prêmio APCA, Prêmio do Humor, Prêmio Bibi Ferreira, Risadaria e Prêmio Sesc de Melhores Filmes. É Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro.

Nascido em Belo Horizonte em 3 de dezembro de 1981, está radicado em São Paulo desde 2007, passando pelos principais veículos brasileiros. Em Minas, passou por O Pasquim 21, TV UFMG, Rádio UFMG Educativa, Cedecom-UFMG e TV Globo Minas. Em 2007, transferiu-se para a capital paulista ao ingressar no Curso Abril de Jornalismo, da Editora Abril, durante o qual atuou na revista Superinteressante. Ao fim do Curso Abril, foi contratado como repórter e colunista teatral da revista Contigo!. Em 2008, tornou-se repórter do caderno Ilustrada na Folha de S.Paulo. No ano seguinte, passou a ser repórter e colunista de variedades e cultura do jornal Agora São Paulo, no mesmo Grupo Folha.

Em 2009, fez parte da equipe que criou o Portal R7 na RecordTV, onde esteve por sete anos e passou pelos cargos de repórter especial, editor de Famosos e TV e Entretenimento, editor de Cultura, colunista, redator e produtor artístico. Também foi comentarista da Record, produtor sênior do Domingo Show e apresentou e editou a Agenda Cultural da TV Record News por cinco anos.

A partir de 2015 passou a atuar no UOL como repórter especial e colunista de Entretenimento, assinando o Blog do Arcanjo, que manteve parceria com o portal até março de 2020, quando passou a ser um site independente. Também atuou como colunista nos programas Melhor pra Você e Tricotando, da Rede TV!, Mulheres, na TV Gazeta, e Vida & Estilo, na Rede Brasil. Em 2018, foi convidado a ser produtor-executivo artístico do programa Superpoderosas, na Band.

É vencedor dos prêmios Medalha Cruz da Referência Nacional em Cultura pela ANCEC, Prêmio Leda Maria Martins e Troféu Inspiração do Amanhã – Categoria Crítico de Arte. Também recebeu o Prêmio Nelson Rodrigues duas vezes, a primeira por seu trabalho no jornalismo cultural e na segunda por seu primeiro espetáculo como dramaturgo, Entrevista com Phedra, encenado com sucesso em São Paulo em 2019 ano sob direção de Juan Manuel Tellategui e Robson Catalunha, protagonizado pelos os atores Márcia Dailyn e Raphael Garcia em parceria com a Cia. de Teatro Os Satyros, de Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez.

Em Belo Horizonte, em 2004, idealizou, produziu e dirigiu o espetáculo poético-musical Revertério, que teve três edições na UFMG.

Foto: Bob Sousa