Workshop grátis com artistas da Argentina, Cuba, Panamá e Venezuela na SP Escola de Teatro: inscreva-se!

Artistas da Argentina, Cuba, Panamá e Venezuela dão workshop grátis de teatro na SP Escola de Teatro – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Que tal estudar teatro com quatro nomes internacionais e de graça? Estão abertas as inscrições para o workshop presencial e gratuito A Plástica Cênica, sob orientação de Abel Garcia (Venezuela), Alicia Arteaga (Cuba), Maria Brighenti (Argentina) e Marian del Castillo (Panamá), que integram o Ministério Sin Fronteras, nos dias 13 e 14 de maio, sexta e sábado, de 14h às 18h, com oito horas de duração ao todo. O evento será na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro (Praça Franklin Roosevelt 210).

Os artistas consideram a criação multidisciplinar e multicultural de enorme valor para a riqueza de uma obra e propõem a partir de suas experiências vivenciar uma criação onde todas as áreas tenham a força que a palavra tem no teatro.

Faça sua inscrição gratuita!

Plástico Cênico

O PLÁSTICO CÊNICO como o conjunto de elementos espaciais, plásticos e visuais que estão presentes na performance teatral: cenário, iluminação, imagens e projeções, figurinos, maquiagem e até design gráfico, já que o espetáculo começa para o espectador a partir da visão do cartaz e a leitura do programa de mão.

“A riqueza que encontramos em nossa diversidade cultural, bem como em nossas diversas formações,  ao lidarmos com a questão que nos atravessa enquanto companhia ‘as migrações’, verificamos que a nossa série de referências pertence a diferentes campos artísticos. E nosso propósito é criar a partir da fusão para que a obra absorva todas as manifestações que nossos criadores costuram. Entendendo a obra como uma constelação de disciplinas.”, afirmam os orientadores.

O objetivo do workshop será o cruzamento de disciplinas. Pensar uma obra como uma maquinaria de diferentes engrenagens que interagem entre si. A ideia é de realizar um trabalho de exploração para fundir todos os campos artísticos numa encenação que será costurada pelos participantes do curso, em uma proposta de instalação performática que será registrada e terá como fim um vídeo arte.

Inscreva-se AQUI

Oficina A Plástica Cênica
com Ministério Sem Fronteiras

Quando: 13 a 14 de maio de 2022
Sexta e sábado -14h às 18h
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Sala R6 – Endereço: Praça Roosevelt, 210, Centro São Paulo, SP

Orientadores: Abel Garcia (Venezuela), Alicia Arteaga (Cuba), Maria Brighenti (Argentina) e Marian del Castillo (Panamá)

Abel Garcia (Venezuela) é um ator Licenciado em Cinema pela Universidad Central de Venezuela. Curso técnico de Encenação. Ditado pelo Orlando Arocha. La Caja de Fósforos.Caracas, Venezuela e Diretor Teatral formado na SP Escola de Teatro. São Paulo, Brasil.

Alicia Arteaga (Cuba) é uma artista visual, cenógrafa, diretora de arte e design de figurino para audiovisual, teatro e dança. Licenciada em Estudos Socioculturais, pela Universidade de Havana com pós-graduação em História da Imagem e Modelagem e Padrão no Instituto Superior de Diseño Industrial de Havana.

Maria Brighenti (Argentina) é intérprete, arte educadora e diretora teatral. Diretora Teatral formada na SP Escola de Teatro, São Paulo, Brasil. Formada no Circo em NECCA no curso de Pedagogia Circense. New English Center for Circus Arts, USA. Com trabalhos destacados como intérprete em Kelly Bros Circus New Zealand. Labyrintho Sensorial “Telepherique” Bélgica, além de trabalhos como performer em Portugal e trabalhos pedagógicos no Uruguai, Argentina, Brasil e Nova Zelândia.

Marian del Castillo (Panamá) é cenógrafa, figurinista, artista aérea circense e performer. Formada em Cenografia pela Academia de Belas Artes de Bolonha, Itália. Com trabalhos destacados em Cirque du Soleil como assistente de direção na criação do espetáculo “Zarkana” e integrante da equipe de assistentes na Direção de Arte do filme “Cidade de Deus” para o Diretor de Arte Tulé Peake, Rio de janeiro Brasil.

Público
A oficina é destinada a estudantes de artes cênicas que estejam interessades no teatro desde as artes plásticas, ou desde diferentes campos artísticos. O curso tem duração de 8 horas. Dois dias.

Seleção
Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 40 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 06 a 10 de maio
Aprovados: 11 de maio
Matrícula online: 11 e 12 de maio

Protocolo presencial para evitar transmissão da Covid-19
Para a proteção de todas, todes e todos, é de suma importância o respeito aos protocolos de saúde e segurança contra a transmissão da Covid-19:

-> Apresentar o Certificado de Vacinação contra Covid-19.

->Obrigação do uso de máscaras durante todo o tempo na SP Escola de Teatro (nas aulas, entrada, saída e períodos de intervalo).

-> Respeitar o distanciamento social.

-> Disponibilidade de álcool em gel.

-> Preferência de aulas ao ar livre ou em lugares ventilados.

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – extensao@spescoladeteatro.org.br

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *