★★★★ Crítica: Por um Pingo captura retrato irônico e potente da crueza de São Paulo

Os protagonistas Ana Paula Lopez e Ernani Sanchez celebram estreia de sucesso da peça Por Um Pingo sob fortes aplausos no Centro Cultural São Paulo © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

★★★★
POR UM PINGO
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

A peça Por Um Pingo captura um retrato irônico e potente sobre a cruza de se viver em São Paulo. Afinal, os paulistanos são submetidos a um afogamento emocional entre o cinza dos prédios e do trânsito caótico. Com uma feroz e acelerada especulação imobiliária, os edifícios não param de subir para compor o caleidoscópio frio e trabalhador da metrópole multiplicadora não só de grana como também de ansiedade, estresse e depressão. A montagem estreou sob fortíssimos – e merecidos – aplausos no belíssimo Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000), onde faz curtíssima temporada gratuita às terças, quartas e quintas, 20h, até 27 de junho de 2024. Escrita e dirigida por um perspicaz Dante Passarelli, que convocou a dona de sutilezas estéticas Fernanda Zancopé para codirigir, a peça acompanha a aflição de um casal de classe média que deseja vender seu sufocante apartamento, quando surge um pingo no teto, fruto do vazamento no andar de cima. Isso é mote para que segredos comecem a ser revelados, impondo um delicioso clima de suspente. A potente atriz Ana Paula Lopez brilha na pele da protagonista, construindo sua personagem com verdade absoluta, que a conecta diretamente ao público, que se identifica e e ri de nervoso diante das mazelas da vidinha ordinária, e tão paulistana, daquela mulher. Com perspicácia, Ernani Sanchez faz o contraponto, como o marido abobalhado e despido de sexy appeal, o que só colabora para a frustração cotidiana da enérgica esposa. Completam o elenco Fernando Aveiro, como o viril faz-tudo que vem para movimentar a trama e os desejos, e Criz Lozano, que conquista o público como a vizinha implacável, sempre à espreita com seu ar tétrico e bisbilhoteiro. É preciso também dizer que a cenografia de Julio Dojcsar ajuda a compor a frieza urbana, bem como a sonoplastia sombria de Ale Martins e os figurinos soturnos de Silvana Marcondes com assistência de Rud Fiamini. A iluminação de Aline Santini é um show à parte, criando atmosferas precisas e os contrastes necessários que cada cena pede. Não à toa, ela é uma das melhores do mercado. A realização é de Manás Laboratório de Dramaturgia, Prêmio Zé Renato e Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, com produção de Anayan Moretto e produção executiva de Marcelo Leão. Em Por Um Pingo, Dante Passarelli se firma como dramaturgo da nova geração, mostrando seu olhar ferino para o cotidiano paulistano, expondo suas pequenas infelicidades diárias, em uma obra que envolve e diverte o público, sem deixar de provocar o reflexo de um indigesto espelho.

★★★★
POR UM PINGO
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

Reserve seu ingresso!

Por Um Pingo estreia sob fortes aplausos no CCSP

Blog do Arcanjo mostra atores e equipe de Por Um Pingo nos bastidores com exclusividade

Blog do Arcanjo mostra quem já aplaudiu Por Um Pingo no CCSP com exclusividade

Reserve seu ingressso!

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *