Curadores celebram participação no Tiradentes em Cena

Carlos Gomes, do Itaú Cultural, e Cléber Ferreira, do Festival de Teatro da Amazônia, celebram participação no Tiradentes em Cena © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial a Tiradentes, Minas Gerais*

O Tiradentes em Cena, realizado de 21 a 25 de maio com cerca de 50 atividdes em sua programação, promoveu neste ano pela primeira vez o Venda Seu Peixe, evento que reuiniu curadores nacionais e internacionais a grupo locais, sob idealização de Aline Garcia. O Blog do Arcanjo conversou com dois curadores que estiveram no evento. Eles trazem sua visão sobre a participação no festival mineiro: Carlos Gomes, do Itaú Cultural, e Cleber Ferreira, do Festival de Teatro da Amazônia. Leia os depoimentos a seguir.

O curador Carlos Gomes, do Itaú Cultural, no Tiradentes em Cena © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2025

“O Tiradentes em Cena é um acontecimento bastante requintado, com uma curadoria diversa que provoca o público e promove um encontro potente entre os artistas. Tudo isso num cenário exuberante e histórico que é a cidade, um espetáculo à parte. Andar por aquelas ruas e entrar num espaço cênico como o do IPHAN e assistir trabalhos que falam de Minas, como Zona de Sacrifício e Izidoro – Um Negro de Quilate, proporcionou verticalidade em pesquisa e resultado cênico de grande valor. Testemunhar, num largo, trabalhos como o do Pavilhão da Magnólia em praça pública, envolvendo um público enorme, foi fantástico. E, para além disso, assuntos delicados como patriarcado e lugar da mulher, tão bem discutido na peça Em Nome da Mãe, são demonstrações de possibilidades do quanto a arte nos leva para reflexões profundas com imagens fortes, duras e poéticas. Enfim, foram muitos trabalhos em diversos espaços movimentando a cidade e nossas mentes e corações. Vida longa a este festival. Bravos!”

Carlos Gomes
Itaú Cultural
O curador Cléber Ferreira, do Festival de Teatro da Amazônia, no Tiradentes em Cena © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2025

Pela primeira vez, nós do Festival Teatro da Amazônia, o FTA, tivemos a oportunidade de acompanhar e participar do Festival Tiradentes em Cena, a convite da sua idealizadora e diretora, Aline Garcia, que tem um trabalho incrível na cidade de Tiradentes, com um festival muito potente, muito caloroso, e que já está na sua 12ª edição. Nós ficamos muito honrados e tivemos momentos espetaculares. Os espetáculos na sua Mostra foram incríveis, com destaque a Isidoro, Macacos, Em Nome da Mãe, Zona de Sacrifício, a participação do Pavilhão de Magnólia, a desmontagem do Okhan do Teatro da Pedra. Para nós foi muito potente, muito importante poder acompanhar toda essa programação. Queremos criar essa ponte do Festival Tiradentes em Cena com o Festival Teatro da Amazônia, ser uma grande ponte de artistas do Sudeste e do Norte do País. Quero destacar ainda a importância da visita aos espaços, como o espaço do Teatro da Pedra, que tem um trabalho muito interessante na região. E também a entrega que nós estivemos na Faculdade de Arte da Universidade Federal de São João del-Rei, através da sua coordenadora Juliana Mota. Conhecemos a estrutura da universidade, vimos uma mostra dos estudantes da universidade, e a gente já vem inclusive dialogando nessa perspectiva, para a gente ter encontros dos estudantes também na Universidade Federal de São João com os estudantes de Teatro da Universidade Estadual do Amazonas. E, por fim, talvez o nosso maior objetivo da nossa ida, que foi participar do Venda Seu Peixe, com 21 grupos atendidos. Alguns já estão em contato conosco e vão participar do processo de seleção que vai acontecer a partir de julho para a programação do Festival de Teatro da Amazônia. E a gente espera também contar, obviamente, com Aline Garcia no encontro de curadores e programadores do festival. Foi muito bom participar e muitas coisas boas estão acontecendo. Quero parabenizar mais uma vez Aline Garcia toda a equipe do Festival Tiradentes em Cena e desejar vida longa esse festival que traz muita cultura, muita riqueza e muita criatividade para cidade lindíssima de Tiradentes. Estamos muito honrados em fazer parte disso e a gente espera manter contato e criar muitas relações entre Amazônia e Minas Gerais, entre Norte e Sudeste.”

Cleber Ferreira
Festival de Teatro da Amazônia
Aline Garcia, diretora, idealizadora e curadora do Tiradentes em Cena © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2025

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Tiradentes em Cena.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *