Olhar de Cinema abre com ovação a Retrato de Um Certo Oriente de Marcelo Gomes baseado em livro de Milton Hatoum

Marcelo Gomes, Milton Hatoum e Antonio Gonçalves Junior na abertura do 13º Olhar de Cinema em Curitiba na Ópera de Arame © Lina Sumizono Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial ao Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba*

Com mais de 60 filmes em uma programação marcada pela diversidade, o 13º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba começou nesta quarta, 12 de junho de 2024 e vai até o dia 20. A cerimônia de abertura lotou a Ópera de Arame, importante marco da arquitetura cênica brasileira, com 1.500 pessoas que ovacionaram a primeira sessão no Brasil do excelente filme Retrato de Um Certo Oriente, de Marcelo Gomes inspirado no livro Relato de Um Certo Oriente de Milton Hatoum. O diretor do festival, Antonio Gonçalves Junior, celebrou a casa cheia e a potência do filme de abertura ao lado do cineasta e do escritor. A atriz brasileira Rosa Peixoto, uma das estrelas do longa, representou o elenco, que conta com ainda com os libaneses Wafa’a Celine Halawi, Charbel Kamel e Zakaria Kaakour, além do italiano Eros Galbiati, além de participação especial da brasileira Tuna Dwek. Com fotografia monumental em preto e branco, o filme narra a saga de dois irmãos que decidem deixar o Líbano para imigrar ao Brasil, mais precisamente para a Amazônia, na década de 1940. Ao final da sessão, o público ovacionou o longa por vários minutos. Depois, os admiradores e profissionais da sétima arte se confraternizaram na festa de abertura do festival. O Blog do Arcanjo acompanhou de perto a noite e mostra que prestigiou o evento em fotos de Lina Sumizono.

+ Ohar de Cinema no Blog do Arcanjo!

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viaja a convite do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Agradecimento: Tip Mídia Curitiba.

Blog do Arcanjo mostra quem prestigiou abertura do 13º Olhar de Cinema em fotos de Lina Sumizono

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *