Olhar de Cinema abre com ovação a Retrato de Um Certo Oriente de Marcelo Gomes baseado em livro de Milton Hatoum

Marcelo Gomes, Milton Hatoum e Antonio Gonçalves Junior na abertura do 13º Olhar de Cinema em Curitiba na Ópera de Arame © Lina Sumizono Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial ao Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba*

Com mais de 60 filmes em uma programação marcada pela diversidade, o 13º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba começou nesta quarta, 12 de junho de 2024 e vai até o dia 20. A cerimônia de abertura lotou a Ópera de Arame, importante marco da arquitetura cênica brasileira, com 1.500 pessoas que ovacionaram a primeira sessão no Brasil do excelente filme Retrato de Um Certo Oriente, de Marcelo Gomes inspirado no livro Relato de Um Certo Oriente de Milton Hatoum. O diretor do festival, Antonio Gonçalves Junior, celebrou a casa cheia e a potência do filme de abertura ao lado do cineasta e do escritor. A atriz brasileira Rosa Peixoto, uma das estrelas do longa, representou o elenco, que conta com ainda com os libaneses Wafa’a Celine Halawi, Charbel Kamel e Zakaria Kaakour, além do italiano Eros Galbiati, além de participação especial da brasileira Tuna Dwek. Com fotografia monumental em preto e branco, o filme narra a saga de dois irmãos que decidem deixar o Líbano para imigrar ao Brasil, mais precisamente para a Amazônia, na década de 1940. Ao final da sessão, o público ovacionou o longa por vários minutos. Depois, os admiradores e profissionais da sétima arte se confraternizaram na festa de abertura do festival. O Blog do Arcanjo acompanhou de perto a noite e mostra que prestigiou o evento em fotos de Lina Sumizono.

+ Ohar de Cinema no Blog do Arcanjo!

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viaja a convite do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Agradecimento: Tip Mídia Curitiba.

Blog do Arcanjo mostra quem prestigiou abertura do 13º Olhar de Cinema em fotos de Lina Sumizono

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *