Olhar de Cinema exibe primeiro longa dirigido por pessoa negra no Sul do Brasil: Um É Pouco, Dois É Bom

Destaque no Olhar de Cinema, filme Um é Pouco, Dois é Bom, de Odilon Lopez, primeiro longa-metragem dirigido por uma pessoa negra no Sul do Brasil © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial ao Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba*

Festivais de cinema não feitos só de estreia e glamour. Mas também de resgate da história do audiovisual. E, neste quesito, o filme Um É Pouco, Dois É Bom, de Odilon Lopez, faz toda a diferença na programação da 13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, de 12 a 20 de junho. Trata-se do primeiro longa dirigido por uma pessoa negra no Sul do Brasil, com data de lançamento em 1970. Ou seja, é o trabalho de um pioneiro que merece ser apreciado e aplaudido na Mostra Olhares Clássicos, em cópia remasterizada e em alta definição. O filme traz dois contos em diálogo como Luiz Fernando Veríssimo, na vida urbana de Porto Alegre, onde o racismo e marginalização dos personagens são mostrados. A restauração da película uma parceria entre a Cinemateca Capitólio, Plataforma INDETERMINAÇÕES e Mnemosine Serviços Audiovisuais, a partir dos negativos originais de imagem e som em 34mm, depositados na Cinemateca Brasileira. As sessões de Um é Pouco, Dois é Bom (Dir. Odilon Lopez | Brasil | 1970 | 94’) ocorrem nos dias 13 de junho, às 19h45, no Cine Passeio, e 16 de junho, às 16h30, no Cinemark Mueller. Os ingressos estão disponíveis pelo site oficial com valores que vão de R$8 (meia-entrada) a R$ 16. Acompanhe a programação e as novidades pelo site www.olhardecinema.com.br e pelas redes sociais oficiais: Instagram @olhardecinema e Facebook.com.br/Olhardecinema.

Veja mais Ohar de Cinema no Blog do Arcanjo!

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viaja a convite do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Agradecimento: Tip Mídia Curitiba.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *