Consciência Negra: Autoras negras publicam peças em livro pelo Prêmio Solano Trindade da SP Escola de Teatro

Eternizar em Escrita Preta: Livro da segunda edição do Prêmio Solano Trindade será lançado nesta quinta, 17/11, às 19h, com três peças de jovens autoras negras, na SP Escola de Teatro – Foto: Nappy – Blog do Arcanjo

Lançamento é nesta quinta, 17/11, às 19h, na SP Escola de Teatro da Praça Roosevelt

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A SP Escola de Teatro, ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), lança na quinta-feira, 17/11, o livro Eternizar em Escrita Preta (Selo Lucias), do Prêmio Solano Trindade 2021, dedicado a lançar novos autores negros.

O evento acontece no hall da sede Roosevelt da instituição (Praça Franklin Roosevelt, 210), centro da capital paulista, a partir das 19h, e contará com a presença das três escritoras selecionadas e da equipe de colaboradores da instituição que ajudaram na produção da obra, além de artistas e intelectuais convidados.

A fim de traçar um panorama da nova produção dramatúrgica de jovens autores negros e negras no Brasil, o concurso de 2021 selecionou três textos de estudantes de escolas de teatro do país, que foram publicados em livro, em formato impresso e digital.

A edição traz as obras Atropelo, de Amanda Carneiro (São Paulo/SP), Limiar ou Primeiro Impulso que Algo Aconteça, de Amanda Pessoa (Dourados/MS) e Piscinas: um Estudo Sobre Águas, de Mariana Ozório (Belo Horizonte/MG).

O Prêmio Solano Trindade é de grande importância, pois descobrimos, conhecemos e divulgamos as dramaturgias que estão sendo produzidas por jovens autoras e autores pretos de todo o país. São histórias que refletem novas concepções de mundo, reverberam o contexto social em que esses dramaturgos estão inseridos e abordam concepções decoloniais e contemporâneas para ressignificar a história. Elas também se transformam em exemplo para as gerações futuras e fonte dramática e documental.

Ivam Cabral
Diretor da Adaap e SP Escola de Teatro e idealizador do Prêmio Solano Trindade

O lançamento contará com leituras encenadas de trechos das obras, realizados por estudantes bolsistas do Programa Oportunidades da SP Escola de Teatro.

Pretas Peri participam do lançamento do livro Eternizar em Escrita Preta do Prêmio Solano Trindade na SP Escola de Teatro – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Pretas Peri

Além disso,  na abertura do evento, a SP Escola de Teatro receberá as Pretas Peri, sarau de música e poesia formado por um coletivo de mulheres negras e artistas da zona leste de São Paulo, que promove a cultura periférica e o empoderamento da mulher negra, com intervenções e performances, unindo diversos elementos como a dança, música, poesia e hip hop, resgatando a ancestralidade.

O Solano Trindade é uma oportunidade rara de novos autores negros e negras criarem dramaturgias que tragam novos discursos para o teatro brasileiro. E é especial que seja destinado a estudantes e professores de escolas de teatro de todo o país, o que traz uma maior diversidade de olhares.  Durante muito tempo negros e negras foram apresentados por olhares estereotipados. Criar uma nova dramaturgia que retrate essa parcela da população é fazer evoluir nossos palcos.

Miguel Arcanjo Prado
Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro

Para o lançamento de Eternizar em Escrita Preta, o grupo traz uma homenagem a Tereza de Benguela, líder do Quilombo do Piolho, que sob a sua liderança resistiu e lutou contra a escravidão por mais de duas décadas no século XVIII, no atual Mato Grosso.

Denilson Tourinho, Viviane Pistache e Miguel Arcanjo Prado compõem o júri do 3º Prêmio Solano Trindade 2022 – Fotos: Divulgação – Blog do Arcanjo

Prêmio Solano Trindade 2022

A terceira edição do Prêmio Solano Trindade (2022) teve inscrições encerradas em 4 de novembro e no momento com o processo de análise das obras em andamento. O resultado com os novos três dramaturgos negros e negras selecionados para publicação de peça inédita em livro pelo Selo Lucias será publicado em 12 de dezembro de 2022 no site da SP Escola de Teatro. A comissão de seleção neste ano é formada pela roteirista doutora pela USP Viviane Pistache, pelo ator e produtor cultural mestre pela UFMG Denilson Tourinho e pelo jornalista, crítico e mestre pela UNESP Miguel Arcanjo Prado.

SP Escola de Teatro lança obra com textos de dramaturgas ...

Lançamento do livro “ETERNIZAR EM ESCRITA PRETA”

Data: 17/11 (quinta-feira) – 19h – Grátis
Local: SP Escola de Teatro – unidade Roosevelt – Praça Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo SP

Sobre as autoras

Amanda Carneiro é dramaturga, poeta e compositora paraense. É mestra e graduada em Teatro pela UDESC e UFPA, respectivamente. Integrou o Núcleo de Dramaturgia do SESI-SP (2020) e o Círculo de Dramaturgias do SESC-SP (2021). Possui poemas em revistas literárias e coletâneas como Trama das Águas, publicada pela Monomito Editorial. Coautora da peça teatral Zeca de uma cesta só, vencedora do Prêmio Especial do Júri pela capacidade de criação de uma arte política do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau-SC (2016) e autora da peça “Estados de Consciência”, publicada pela SESI-SP Editora.

Amanda Pessoa é Licenciada Historiadora (2015), mestra em sociologia (2019) e bacharelanda em Artes Cênicas (2021) pela UFGD. É mãe de Caetano Pessoa Jara (lê Rara) — desde 2019. Possui experiência em estudos das representações etnicorracias na TV e no teatro. Em 2020 foi atriz no espetáculo “Dom Casmurro” (Vencedor do Prêmio vozes da Cultura – Assis 2020). Em 2019 realizou a performance “Sobre Chorar o Leite Derramado” — fala de um corpo vertido em leite que tece sua trama, ao mesmo tempo em que trata de lugares-comuns atribuídos ao corpo materno e negro. Foi colaboradora da dramaturgia no espetáculo “Maldita Bendita Pensão” (2018). No mesmo ano foi colaboradora da dramaturgia do espetáculo “República de Vidro”, com direção de Carla Ávila e Rodrigo Bento. Em 2018 pesquisou sobre a utilização de fontes documentais na construção dramatúrgica do espetáculo “Limiar” — que teve como tema central narrativas de pessoas em situação de refúgio (sob orientação de Junia Pereira, Igor Schiavo e Michel Mauch).

Mariana Ozório é dramaturga, atriz em formação pelo Teatro Universitário da UFMG e psicóloga clínica pela PUC Minas. Foi aluna do Curso Livre de Teatro do Galpão Cine Horto (2016-2018). Em 2019, escreveu, dirigiu e atuou em seu solo “Pele”, na Mostra de Monólogos do Galpão Cine Horto (BH). Desde 2020 tem se aprofundado na escrita dramatúrgica e, atualmente, se dedica à escrita de duas dramaturgias e um livro de poemas & contos. É dramaturga do podcast “Corte Perfeito Para” e, desde 2021, integra a produção geral do podcast. Seu texto “….pontos….” faz parte do livro “Mentiras e outros pequenos furtos: um inventário da verdade” (2021).Está em processo de lançamento do seu livro peito cheio pela Editora Urutau.

Leitura dramática lançamento livro Eternizar em Escrita Preta- Prêmio Solano Trindade

Ficha técnica:
Direção- Tarcísio Gabriel
Iluminação- Murilo da Silva Ludovico
Elenco:
Gabriela Gonçalves
Natalia Matvyenko
Suzana Horácio
Thales Benito
Jaqueline Samaris

PRÊMIO

A premiação é uma homenagem ao ator, diretor, cineasta, escritor e militante pernambucano Francisco Solano Trindade (1908-1974), em cuja obra fez marcantes denúncias contra o racismo e o preconceito no Brasil. Em 2022, o Edital do Prêmio 2022 foi lançado em setembro e as inscrições encerraram no último dia 4 de novembro, com previsão de lançamento do novo livro no segundo semestre de 2023.

SP Escola de Teatro

Inaugurada na cidade de São Paulo, em 2010, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco – propõe novos desafios para o ensino das Artes Cênicas no Brasil. Com um modelo pedagógico ousado, o espaço toma como prismas da formação as sensibilidades e as potencialidades artísticas, humanas, críticas e cidadãs. A instituição é ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e gerida pela Adaap – Associação dos Artistas Amigos da Praça, uma Organização Social de Cultura, sem fins lucrativos, formada por integrantes dos principais grupos de teatro da cidade de São Paulo.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *