SP Escola de Teatro e Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA), de Portugal, promovem Semana de Pedagogia Teatral Ibero-americana

A Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça), Instituição ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e gestora da SP Escola de Teatro, a MT Escola de Teatro e o Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA), de Portugal, convidam todas, todes e todos a participarem da Semana de Pedagogia Teatral Ibero-americana.

Os eventos serão online, transmitido pelo Youtube da SP Escola de Teatro, e acontecem nos dias 5, 6, 8 e 9 de setembro, das 10:00 às 12:00 e das 15:00 às 17:00, com acesso gratuito e tradução simultânea do espanhol.

A iniciativa reúne pesquisadores, artistas e professores de universidades da América Latina e da Península Ibérica, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidad de la República – Uruguai (Udelar) e a Escola Superior Artística do Porto (ESAP), e visa trazer debates, discussões, compartilhar experiências e investigações acerca das múltiplas manifestações cênicas da atualidade.

Segundo Marcio Aquiles, coordenador de projetos internacionais e parcerias da SP Escola de Teatro, essa é uma ação desenvolvida APS (Artes Performativas e Sociedade) – Rede Ibero-Americana de investigação e criação, iniciativa criada pela Adaap e o Centro de Estudos Arnaldo Araújo, com o objetivo de om o objetivo de fomentar o intercâmbio educacional e cultural entre os dois continentes.

“Conseguimos organizar um ciclo de seminários que envolvem de maneira ampla tanto o fazer teatral, mais diretamente, com mesas sobre dramaturgia, iluminação e encenação, quanto os territórios circundantes, com as mesas sobre pedagogia e crítica teatral, políticas de subjetivação e as relações com a sociedade, por exemplo”.

Os intercâmbios são um dos pilares da SP Escola de Teatro e desde o seu nascimento a instituição dialoga com universidades e centros de pesquisa do mundo todo, e em 2022 estas relações ficaram ainda mais próximas com o convite a Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, a consultor da Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico (CEPAC), do Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA), parte da Escola Superior Artística do Porto (ESAP). Ele foi empossado no cargo em maio.

A diretora da instituição, Maria Helena Maia, veio pessoalmente ao Brasil para fazer o convite, acompanhada das também pesquisadoras e professoras Luisa Pinto (ESAP) e Josefina González Cubero (Universidad de Valladolid).

O CEAA é uma unidade de investigação financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal, sendo o CEPAC composto por profissionais com currículo reconhecido nas áreas de trabalho dos quatro grupos de investigação: estudos de arquitetura; estudos de cinema; arte e estudos críticos; estudos de artes performativas.

“A Semana de Pedagogia Teatral Ibero-americana é um projeto muito importante para a Adaap, pois fortalece esse espaço que desde a nossa fundação buscamos: ocupar lugares importantes no cenário mundial da pesquisa em teatro. Recebo com muita felicidade essa iniciativa e tenho certeza que será um sucesso!”, comenta Cabral, que é também dramaturgo, ator, psicanalista e Doutor em Pedagogia Teatral pela ECA/USP (2017).

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos mais influentes e respeitados jornalistas e críticos culturais do Brasil, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foi eleito entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tim Maia: 80 anos do eterno síndico Surra de estilo: Prêmio Bibi Ferreira 2022 Grammy Latino 2022: Veja brasileiros indicados! Travessia estreia em 10 de outubro na Globo Fred Raposo é destaque no Mirada