Festival Crossroads consagra Curitiba como a capital do rock no Brasil

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Em pleno Dia Mundial do Rock, neste sábado (13), Curitiba se consagra como a capital do rock’n’roll no Brasil ao receber na Pedreira Paulo Leminski a sétima edição do Festival Crossroads, o maior festival dedicado ao Dia Mundial do Rock do Sul do Brasil e um dos mais importantes do País.
Na frenética programação que promete esquentar o friorento dia curitibano, com garoa e temperatura entre 9° e 13°, quatro palcos especiais serão montados na Pedreira Paulo Leminski. Neles subirão 30 atrações musicais, com destaques nacionais como a banda Far From Alaska, o grupo carioca Autoramas, a Relespública, com show comemorativo de 35 anos de trajetória, homenagem especial a um dos mais importantes artistas paranaenses, Ivo Rodrigues, entre outras atrações.
O line-up completo está disponível nas redes oficiais do Festival Crossroads. Para promover o espírito rock n’roll, o Festival Crossroads também contará com experiências radicais, em que o público poderá colocar à coragem à prova e ativar a adrenalina. Uma das atividades é a tirolesa, que atravessa a área da Pedreira Paulo Leminski em uma altura de mais de 30 metros. Há também a parede de escalada e o skyfall, um balanço nas alturas com uma queda livre há 15 metros do chão.

Curitiba é a cidade que mais escuta rock n`roll na plataforma Deezer
De acordo com o último levantamento da plataforma de streaming em áudio Deezer, os curitibanos, quando buscam uma música para ouvir nos aplicativos de streaming, preferem o gênero rock. A capital paranaense desbancou todas as demais capitais e cidades do país, deixando inclusive Brasília longe do pódio. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília completam o top 5.

Câmara Municipal de Curitiba cria o PL de “Cidade Mais Rock n`roll do Brasil”
O vereador Bruno Pessuti (Pode) protocolou, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), um projeto de lei que declara a capital do Paraná como a “Cidade Mais Rock and Roll do Brasil”. Pessuti e mais seis vereadores assinam a iniciativa, que é o resultado de uma sugestão cadastrada no Banco de Ideias Legislativas. O projeto deverá ser colocado em votação em prática nos próximos meses.

Rock n`roll movimenta a economia de Curitiba
Curitiba recebeu 256 shows de rock de 1985 até 2023. Além disso, são 76 bares do gênero, 16 barbearias de temática rock’n’roll, 9 casas de shows, mais de 20 lojas de roupas especialistas, além de cervejarias, hamburguerias e escolas de música e estúdios de gravação.

Curitiba está entre as 3 cidades brasileiras com mais bandas de rock compostas por mulheres
Uma pesquisa conduzida pelo coletivo União das Mulheres do Underground Brasil revelou que, “entre março de 2017 e março de 2021, a presença feminina em bandas de rock e suas vertentes na cena independente brasileira tem sido significativa. Por exemplo, Curitiba está entre as três cidades brasileiras com mais bandas compostas por mulheres, totalizando 35 grupos, o que representa 5,3% do total nacional. Essa estatística coloca Curitiba atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
Agradecimento: Tip Mídia Curitiba.

- Macuco de Victor Nóvoa chega ao Sesc Pinheiros para discutir ancestralidade, memória e ataques à natureza
- FIGA divulga espetáculos selecionados no Nordeste e em Salvador
- Roberto Carlos faz show único no Tokio Marine Hall para celebrar 30 anos da casa de shows em SP
- Sucesso há 25 anos, peça Maria Peregrina estreia no e-Teatro WeDo!
- FITA une espetáculos consagrados a estreias em sua 17ª edição em Angra dos Reis de 22/8 a 7/7
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.