MIC – Mostra Internacional de Cabaret sacode Curitiba com Selvática e artistas do Brasil e do mundo de 5 a 8 de maio
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Começa nesta quinta (5) e vai até domingo (8) a primeira edição da Mostra Internacional de Cabaret de Curitiba (MIC), realizada pela experiente Selvática Ações Artísticas, grupo que reúne os mais intrépidos artistas paranaenses há uma década. As ações acontecem no Espaço Fantástico (Rua Trajano Reis, 41, São Francisco, Curitiba, Paraná).
O evento tem participação de nomes internacionais, vindos da Argentina, do México e nacionais, representando diversos Estados brasileiros. A programação tem entrada gratuita, com retirada de ingresso uma hora antes de cada sessão, com contribuição voluntária do público, a famosa passagem do chapéu ao fim das apresentações.
A MIC precisou ser adiada por dois anos, por conta da quarentena. Assim, os artistas selváticos celebram a possibilidade de diálogo presencial, com algumas doses de deboche e sarcasmo, como é típico da arte cabareteira.
Ricardo Nolasco, ator e diretor da Selvática, lembra que o cabaret está na essência do grupo, que sempre transitou pelo teatro de revista e de variedades e há dez anos apresenta obras de destaque no Festival de Teatro de Curitiba, maior evento cênico da América Latina, seja na programação oficial ou no Fringe, onde surgiram de forma arrebatadora e contestatória.
O diretor e o grupo querem recuperar o prestígio do cabaret no Brasil, que viveu seu auge no século 20, com estrelas consagradas, sobretudo até a década de 1960, com um olhar ferino para a política e o contemporâneo. O fato de o gênero dialogar com as massas e também rejeitar a estrutura dramática fizeram com que fosse rejeitado pelo cânone teatral.
Assumir com orgulho esse ar underground é justamente a essência do trabalho da Selvática e seu principal trunfo e que se repete em sua primeira MIC.
A curadoria apostou em uma programação farta, diversa e que dialogue justamente com novas visões sobre o cabaret, passando pelo transformismo, o manifesto político, a música, a performance, o burlesco e, obviamente, as variedades.
A programação reservou espaço para os novos talentos paranaenses, que no último dia subirão ao palco após fazerem inscrição na MIC. Ainda haverá lançamento de livro, palestras e, claro, festa. Coisa que a Selvática sabe fazer como ninguém.
Disco drag
Um dos destaques da Mostra Internacional de Cabaret de Curitiba é o lançamento do primeiro álbum da drag queen curitibana Dalva Brandão, famosa pela série Consultório Sentimental. Ela deu para o disco o seguinte título: O Amor é Uma Invenção da Nasa para Vender Travesseiro. Melhor, impossível. O show é na sexta, 6, às 22h. Imperdível.
Mostra Internacional de Cabaret de Curitiba – MIC
Quando: De quinta-feira a domingo, de 5 a 8/5/2022
Onde: Espaço Fantástico das Artes – Rua Trajano Reis, 41 – São Francisco, Curitiba, Paraná
Quanto: A entrada é gratuita e a retirada de ingressos, uma hora antes de cada espetáculo.
Artistas MIC 2022
Amira Massabki (BR)
Ana Bertha Cruces (MX)
Ander Jean / Jeanzera (BR)
Bruna Tieme/ Ginger Moon (BR)
Camila Cequinel (BR)
Christina Streva (BR)
Dagmar Bedê (BR)
Dalvinha Brandão (BR)
David Grelow (BR)
Drag Suzaninha (BR)
Esperanza (BR)
Gabriel Machado (BR)
Gal Freire (BR)
Giovana Lago/ Don Giovanni (BR)
Idylla Silmarovi (BR)
Jeruza Miller (BR)
Juana Profunda (BR)
Julia Gasparoto / Jubileu (BR)
Leo Bardo (BR)
Lida Café da Manhã (BR)
Livia Sudare (BR)
Lucero Sinecio (MX)
Mar Torres (MX)
mar~yã <> makabra coqito (BR/MX)
Mariana Vega Mapo (MX)
Marina Arthuzzi (BR)
Marina Viana (BR)
Matheus Henrique (BR)
Miss G (BR)
Montserrat Angeles Peralta (MX)
Nina Ribas (BR)
Patricia Cipriano (BR)
Patricio Ruiz (AR)
Princesa Ricardo Marinelli (BR)
Rafael Bacelar (BR)
Ricardo Noasco (BR)
Ruby Hoo (BR)
Semy Monastier (BR)
Simon Magalhães (BR)
Stéfano Belo (BR)
Um Bailinho Perdido (BR)
Confira a programação completa da MIC – Mostra Internacional de Cabaret
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.