Portunhol é tema de encontro no Memorial da América Latina

Memorial da América Latina sedia debate sobre portunhol – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Um jeito de falar que faz ponte entre o Brasil e os seus vizinhos na América Latina: o portunhol. Pois é justamente essa fala tão especial que é tema de um encontro em um dos espaços mais caros à comunidade latino-americana em São Paulo.

O Memorial da América Latina, por meio do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) realiza uma mesa de debates sobre portunhol.

O debate será entre uma das autoras do livro A língua de todos e a língua de cada um (Pipa Comunicação/2022), Jorgelina Tallei, a Professora Associada do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, da Universidade Federal de Santa Maria (RS), Eliana Sturza e o poeta e tradutor Douglas Diegues. O evento acontece no próximo dia 11 de maio, às 19h, com transmissão pelo Zoom e pelo Youtube.

A professora Dra. Luciana Latarini Ginezi, diretora do CBEAL e coordenadora da Cátedra Memorial Unesco para Integração da América Latina, fará a abertura e a apresentação dos palestrantes.

O livro A língua de todos e a língua de cada um retrata o portunhol como língua de inclusão. A obra apresenta uma história que revela, a partir da língua, a perspectiva de quem vem de outro lugar e que, de maneira sutil, necessita ser acolhida. A obra é destinada a crianças e educadores para pensar sobre a língua como identidade de cada sujeito e será apresentado pela professora da Unila Jorgelina Tallei.

Em seguida, serão realizadas duas palestras. A professora Dra. Eliana Sturza, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal de Santa Maria (RS) abordará o tema “Portunhol na fronteira Brasil – Paraguai”.

Na sequência, o poeta e tradutor Douglas Diegues trata do “Portunhol na literatura”. Douglas é autor da obra considerada o primeiro livro de poesia escrito em portunhol no âmbito das literaturas hispano-americanas.

O evento será transmitido pelo canal do YouTube do Memorial da América Latina pelo endereço: www.youtube.com/MemorialdaAmericaLatinasp. As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/dAUnmJ8qFwfkxc3w7. Haverá emissão de certificados para participantes.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *