Musical João, da Cia da Revista, visita obras de João Cabral de Melo Neto e Gonzaguinha

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A Cia. da Revista encerra as celebrações de seus 25 anos de história com a aguardada estreia de João, um musical original brasileiro. Com temporada no Espaço Cia da Revista de 13 de junho a 3 de agosto, o espetáculo é o grand finale da trilogia “Conexão São Paulo-Pernambuco”, iniciada com “Nossos Ossos” (2021) e seguida pelo sucesso de público e crítica “Tatuagem”.
Dirigido por Kleber Montanheiro, multiartista premiado com três décadas de carreira, “João” traz uma dramaturgia de Marcelo Marcus Fonseca. As canções originais, inspiradas na obra de Gonzaguinha, são de autoria de Vitor Rocha (letras) e Marco França (música, direção musical e arranjos). Estão no elenco de 11 artistas Vitor Vieira, Dudu Galvão, Marina Mathey, Bia Rezi, Zé Guilherme Bueno, Gabriel Natividade, Neto Vilar, Pedro Ulee, Pedro Bignelli, Vithor Zanatta e Josinaldo Filho.
O enredo constrói uma fábula surrealista que entrelaça a vida do escritor pernambucano João Cabral de Melo Neto com a de seu personagem João. A trama acompanha João em sua migração de Pernambuco para o Sudeste em busca de trabalho, onde um encontro inusitado com seu criador o leva a uma jornada de autodescoberta em São Paulo. Na capital paulistana, João conhece Gaivota, uma travesti artista que transforma sua vida. Paralelamente, João Cabral narra sua própria história, evocando o icônico Severino de “Morte e Vida Severina”, refletindo sobre a questão agrária e a diversidade na vida contemporânea em um cenário urbano.
A Cia. da Revista, fundada em 1997, tem se dedicado à investigação do Teatro de Revista, adaptando sua estrutura fragmentada e olhar crítico para os tempos atuais.
João, da Cia da Revista
Temporada: de 13 de junho a 3 de agosto de 2025
De sexta-feira a domingo, às 20h
Espaço Cia. da Revista – Al. Nothmann, Santa Cecília – São Paulo.
Ingressos: R$ 40 (Inteira) e R$ 20 (meia-entrada)*
Vendas online em sympla e na bilheteria 1h antes do início do espetáculo
*Têm direito à meia-entrada estudantes, idosos, jovens de baixa renda e pessoas com deficiência
Classificação: 16 anos
Duração: 120 minutos, com 15 minutos de intervalo
Acessibilidade: banheiro adaptado e rampas para cadeirantes
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.