Setembro tem boom de musicais em SP com versões Broadway e originais

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Após um ano e meio com o mercado de musicais praticamente parado no Brasil, a realidade já é diferente neste mês de setembro de 2021, que vive um verdadeiro boom de musicais retomando o presencial na cidade de São Paulo. Com o avanço da imunização da população, os grandes musicais estão de volta à principal praça teatral do país, respeitando protocolos para elencos, músicos, equipes técnicas e, claro, o público. Apesar de todos os cuidados necessários, o clima entre os artistas é de comemoração em poder voltar ao ofício e voltar a ouvir o aplauso do público.

Leia também: Gui Leal chega aos 30 com papel negro poderoso em musical

Jeniffer Nascimento e Karin Hils são Donna Summer no musical da Broadway dirigido por Miguel Falabella - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo
Jeniffer Nascimento e Karin Hils são Donna Summer no musical da Broadway dirigido por Miguel Falabella e que estreia no Teatro Santander – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Donna Summer e Cinderella

Nesta quinta, 2 de setembro, duas superproduções da Broadway aportam nos palcos paulistanos com versões nacionais: Donna Summer Musical, no Teatro Santander, na Vila Olímpia, sob direção de Miguel Falabella e com Karin Hils, Jeniffer Nascimento e Amanda Souza de protagonistas, e Cinderella, O Musical, no Teatro Liberdade, no bairro oriental, sob direção da dupla Charles Möeller e Claudio Botelho com a protagonista Fabi Bang.

“Estamos todos felizes com essa retomada do teatro musical e em reencontrar nosso público, depois de tanto tempo em que nós artistas não pudemos exercer o nosso ofício. E esta retomada é feita com muita responsabilidade e seguindo todos os protocolos, para que os espectadores se sintam seguros em voltar ao teatro. Este reencontro promete muita emoção”, diz a cantora e atriz Karin Hils, a Donna Summer, ao Blog do Arcanjo.

Cinderella - O Musical retorna aos palcos do Teatro Liberdade em setembro - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo
Cinderella, O Musical aporta presencialmente no Teatro Liberdade neste mês de setembro – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Ambas montagens farão temporadas de sexta a domingo, com seis sessões presenciais semanais. No caso de Donna Summer, espetáculo que narra a vida da grande diva da Era Disco, as sessões são quinta e sexta, 21h, sábado, 17h30 e 21h, e domingo, 16h e 19h30. Já Cinderella, com a classe história da menina pobre que se torna princesa ao usar um sapatinho de cristal, pode ser vista quinta e sexta, 20h30, sábado, 16h e 20h30, e domingo, 16h e 20h.

“É uma responsa! Não só a responsabilidade do peso da personagem que é tão emblemática, mas também de estar liderando esse momento de retomada. É muita responsabilidade. A retomada é muito necessária para a classe e também para o público”, avalia a atriz e cantora Fabi Bang, protagonista de Cinderella.

Diego Summer à frente do elenco do musical Sertão Encantado, da Cia. Contraste, sucesso de público no Teatro Gazeta – Foto: @leandro_tupan Divulgação – Blog do Arcanjo

Sertão Encantado no Teatro Gazeta

E setembro conta com outros musicais em cartaz nos palcos paulistanos, o que mostra o aquecimento da retomada teatral na cidade. Em 4 de setembro, sábado, às 15h, o musical nacional Sertão Encantado, dirigido por Diego Summer, pioneiro na retomada, faz sessão extra gratuita no Teatro Gazeta, na avenida Paulista, 900. Em cena, o público se diverte com um clima de festa junina e pérolas do cancioneiro do sertão.  “Fico feliz em poder contribuir neste momento para que os artistas do teatro retomem os palcos e deixem a cultura mais perto das pessoas. A acolhida do público tem sido fantástica em nossa temporada, que teve praticamente todas as sessões esgotadas”, afirma Diego Summer.

Bullying, O Musical pode ser visto no Teatro Nair Bello – Foto: Helena Mello/Divulgação – Blog do Arcanjo

Bullying no Teatro Frei Caneca

No mesmo dia 4 de setembro, estreia no Teatro Nair Bello, dentro da Escola de Atores Wolf Maya no Shopping Frei Caneca, Bullying, O Musical, sob direção de Allan Oliver, ficando em cartaz por lá até 31 de outubro, sábado, 20h, e domingo, 18h. “Vivemos um momento de esperança! Voltar ao teatro com atores testados, sem máscara e fazendo um grande musical com equipe de mais de 40 pessoas. O público estava sedento por este reencontro e nós artistas também”, declara Allan Oliver, que está no comando do musical sobre a vida adolescente.

A Bela e A Fera faz temporada no Teatro Claro sob direção de Billy Bond - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo
A Bela e A Fera faz temporada no Teatro Claro sob direção de Billy Bond – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

A Bela e a Fera no Teatro Claro

No Teatro Claro, no Shopping Vila Olímpia, pode ser visto o musical A Bela e a Fera, sob direção de Billy Bond, com sessões sábado, 16h, e domingo, 16h30, até 19 de setembro. Para o diretor argentino, o clima de fantasia dos contos de fadas é mais que propício para reunir outra vez toda a família. “Não é fácil fazer espetáculos para a família, pois temos que agradar a todos. As mais difíceis de agradar são as crianças, que são perceptivas e diretas. A história tem que ser contada com muita agilidade e surpreender a cada momento. A música e a dança devem acontecer em sincronia total e os figurinos devem ser impecáveis. Tudo isso somado a uma boa adaptação são os requisitos básicos para uma superprodução musical”, ensina o experiente Billy Bond.

Charlie, A Fantástica Fábrica de Chocolate estreia em 17 de setembro no Teatro Renault - Foto: João Caldas/Divulgação - Blog do Arcanjo
Charlie, A Fantástica Fábrica de Chocolate estreia em 17 de setembro no Teatro Renault – Foto: João Caldas/Divulgação – Blog do Arcanjo

Charlie no Teatro Renault

Ainda no clima de fantasia, no dia 17 de setembro, o Teatro Renault, na Bela Vista, reabre com Charlie, A Fantástica Fábrica de Chocolate, com Cleto Baccic, Sara Sarres, Rodrigo Miallaret, Gui Leal e grande elenco sob direção geral de John Stefaniuk. “Willy Wonka está de volta à cidade e os Oompas Loompas vão invadir o Teatro Renault. Vai ser pura imaginação”, promete o ator Cleto Baccic.

Silvio Santos Vem Aí estreia em outubro no 033 Rooftop do Teatro Santander – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Silvio Santos Vem Aí no 033 Rooftop

Já em outubro está prevista a estreia do musical Silvio Santos Vem Aí no 033 Rooftop do Teatro Santander sobre a vida do maior comunicador da televisão brasileira. A direção é de Fernanda Chamma e Marília Toledo.

Musical Guerra de Papel entra em cartaz no Teatro Viradalata: vida nas periferias é a temática - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo
Musical Guerra de Papel entra em cartaz no Teatro Viradalata: vida nas periferias é a temática – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Guerra de Papel no Teatro Viradalata

Mas nem só de fantasia ou fama vive o mundo dos musicais. No Teatro Viradalata (r. Apinajés, 1387), no Sumaré, estreia dia 3 de setembro Guerra de Papel, musical sobre as dificuldades da vida nas periferias, sob direção de Jorge Alves. A produção tem sessões sexta e sábado, 21h, e domingo, 19h. “Escolhemos contar esta história para mostrar uma realidade que, infelizmente, ainda é muito presente”, pontua Jorge Alves.

Após período tão sombrio para os teatros, emociona ver os palcos novamente povoados com musicais para todos os gostos. Ganham o público e a cultura brasileira.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico de artes Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Band e UOL. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Foto: Edson Lopes Jr.

© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados | Proibida reprodução sem citação com link.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *