Negra e feminista, Aline Torres é nova secretária de Cultura de São Paulo
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Horas depois do pedido de demissão de Alê Youssef da Secretaria de Cultura de São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciou Aline Torres como a nova secretária de Cultura da maior metrópole e principal capital cultural do Brasil.
Relações públicas pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais na ECA-USP, ela atuava até hoje como adjunta da Secretaria de Inovação e Tecnologia da Prefeitura.
Aline já foi candidata a deputada federal pelo PSDB em 2018. No ano passado, concorreu à Câmara dos Vereadores pelo a vereadora pelo MDB, partido do atual prefeito paulistano.
Pós graduada em Gestão de Projetos Culturais pela ECA-USP, Aline é conhecida por militar na área cultural e participar dos movimentos negro e feminista.
Aline já revelou que seu avô foi escravizado no Recôncavo Baiano por um prato de comida. E mudou-se com a mãe para São Paulo, onde sua família se estabeleceu em Pirituba, bairro da periferia paulistana na zona noroeste da cidade.
A nova secretária fez cursinho gratuito de projeto social para entrar no curso de relações públicas. Atualmente, é embaixadora do Brasil no Conselho Pan-Africano (Pan-American Council).
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.
1 Resultado
[…] simples presença de Aline, 35, uma mulher negra, jovem, de Pirituba, na periferia paulistana, neta de um homem negro escravizado, em um lugar de […]