Satyros são premiados em festival de Calcutá, na Índia

Por Miguel Arcanjo Prado

A Cia. de Teatro Os Satyros acaba de ser premiada em Calcutá, na Índia. Em cerimônia digital realizada neste domingo, 29, o Red Curtain Festival Good Theater 2020 concedeu à companhia teatral brasileira os prêmios de Melhor Produção e de Melhor Elenco. Os dois troféus foram para a peça The Art of Facing Fear (A Arte de Encarar o Medo), escrita por Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, que fundaram o grupo em 1989. “E eles vão querer produzir uma versão mundial da peça no primeiro semestre”, adianta Rodolfo, com exclusividade, ao Blog do Arcanjo.

O júri foi formado por 11 críticos e curadores de oito países, representantes de alguns dos principais centros de referência do teatro mundial, entre eles, do célebre Festival de Edimburgo, na Escócia, onde o Satyros causou rebuliço na década de 1990.

Desde a estreia em junho, The Art of Facing Fear já foi apresentada em quatro continentes com diferentes elencos. A versão da peça que encantou o festival de Calcutá contou com artistas de 10 países: África do Sul, Senegal, Nigéria, Zimbabwe, Cabo Verde, Inglaterra, Alemanha, Suécia, EUA e Brasil. A obra foi interpretada em inglês.

Não bastasse os prêmios indianos, Os Satyros começam nesta quinta (3), a 21a edição do Festival Satyrianas, que vai até domingo (6), com 78 horas de arte digital e programação com mais de 400 atrações para celebrar os 20 anos do grupo na praça Roosevelt, centro paulistano.

Calcutá, na Índia: Satyros ganha duas categorias do Red Courtain Festival, Melhor Produção e Melhor Elenco – Foto: Divulgação

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela ECA-USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. Eleito três vezes pelo Prêmio Comunique-se um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil. Nascido em Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. É crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Passou por Globo, Record, Folha, Contigo, Editora Abril, Gazeta, Band, Rede TV e UOL, entre outros. Desde 2012, faz o Blog do Arcanjo, referência no jornalismo cultural. Em 2019 criou o Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de SP. Em 2020, passou a ser Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e começou o Podcast do Arcanjo em parceria com a OLA Podcasts. Foto: Bob Sousa.

Siga @miguel.arcanjo

Ouça o Podcast do Arcanjo

Você pode gostar...

1 Resultado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *