★★★★ Crítica: A Mulher Sem Pecado valoriza Nelson Rodrigues com Grupo Gattu dirigido por Eloisa Vitz

Daniel Gonzales é o ciumento Olegário em A Mulher Sem Pecado, de Nelson Rodrigues, com Grupo Gattu em direção de Eloisa Vitz: texto clássico revigorado © Bob Sousa Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

★★★★
A MULHER SEM PECADO
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

Eloisa Vitz é uma das encenadoras mais importantes — e trabalhadoras — do teatro brasileiro contemporâneo, com produção constante nos últimos 24 anos de seu Grupo Gattu, o que a faz ser respeitada pela classe artística e pelo público que lota suas peças. Prova disso é sua façanha em A Mulher Sem Pecado, primeira peça escrita em 1941 pelo maior dramaturgo brasileiro, o famigerado Nelson Rodrigues (1912-1980). O autor, que andava esquecido e até mesmo atacado por parte da classe artística, é revigorado na montagem dirigida por Eloisa Vitz com o Grupo Gattu. A encenação comprova a força descomunal da obra rodrigueana, que como poucos conseguiu traduzir nossos mais camuflados traumas e desejos. A trama gira em torno de um homem obcecado pela fidelidade de sua mulher, tornando a vida da pobre um martírio com seus ataques de ciúmes. Daniel Gonzales brilha na acertada composição de seu sisudo Olegário, o marido entrevado em uma cadeira de rodas que busca manter a mulher no cabresto. Lídia, a esposa, é interpretada com desenvoltura por Miriam Jardim, que impõe à mesma uma aura de mistério e segredo, mas com malemolência no olhar. Ainda estão no elenco Mariana Fidelis e Paulo de Almeida, efervescentes como os serviçais alcoviteiros do casal, submersos no jogo de traições que a peça compõe; além de Lilian Peres, atriz que representa um respiro no drama, divertidíssima como a intrometida e amarga mãe de Olegário, e Jailton Nunes, o mancebo sensual irmão de Lídia. Eloisa Vitz, que é uma das melhores atrizes de sua geração, também dá o ar de sua graça na pele da finada esposa de Olegário, em aparição etérea e potente. A encenação remodela com perspicácia o Teatro do Sol, sede do Grupo Gattu, brincando com degraus que deixam o patriarca acima de todos, e também orifícios de onde surgem personagens. Os figurinos de época de Heron Medeiros valorizam a trama folhetinesca, bem como a iluminação inebriante de Eloisa Vitz e Newton Saiki e a trilha sonora cuidadosamente pinçada pela diretora. A Mulher Sem Pecado de Eloisa Vitz com o Grupo Gattu confirma a força genial de Nelson Rodrigues como dramaturgo universal e atemporal, apresentando o mesmo às novas gerações. Afinal, independentemente de gostos momentâneos, o teatro brasileiro deve muito a Nelson Rodrigues. O Grupo Gattu demonstra saber disso muito bem.

★★★★
A MULHER SEM PECADO
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

Quinta, sexta e sábado, 21h, domingo, 19h. Até 14/7/2024. Teatro do Sol – Rua Damiana da Cunha, 413, Santana, São Paulo, SP. 70 min. 16 anos. Grátis. Tel. 11. 3791.2023 e Whatsapp: 11. 95679.2526.

Retire seu ingresso!

Leia entrevista com Eloisa Vitz

Blog do Arcanjo mostra A Mulher Sem Pecado, de Nelson Rodrigues com Grupo Gattu sob direção de Eloisa Vitz, em fotos de Bob Sousa

Retire seu ingresso!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *