DW! Semana de Design de São Paulo realiza 14ª edição com tema Mãos e Máquinas

Lauro Andrade está no comando da 14ª DW! Semana de Design de São Paulo © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A 14ª edição da DW! Semana de Design de São Paulo se aproxima, prometendo transformar a capital paulista em um verdadeiro epicentro do design e da arquitetura na América Latina. De 10 a 16 de março de 2025, o evento reunirá mais de mil marcas e criativos, atraindo um público especializado que, em 2024, alcançou a marca de 100 mil visitantes, sendo 80% deles profissionais do setor.

Idealizada por Lauro Andrade, CEO do evento, a DW! destaca-se pela sua curadoria democrática e plural, oferecendo uma programação rica e diversificada. Com a maioria das atividades gratuitas, o festival se torna um espaço de conexão entre marcas e profissionais, propiciando oportunidades de networking e aprendizado.

Entre as atrações, estarão exposições, palestras com referências do mercado, oficinas e experiências imersivas, todas voltadas para celebrar a inovação e a criatividade do design brasileiro.

 “Nosso país é uma potência criativa. Um berço de biodiversidade e, para além da força que a DW! ganhou com a ampla adesão e o reconhecimento do mercado, a nossa intenção é que as ideias aqui plantadas e discutidas se expandam, criando um movimento contínuo de aperfeiçoamento e perspectivas relevantes para o presente e o futuro do arqdecor”.

Lauro Andrade
CEO DW! Semana de Design de São Paulo

Mãos e Máquinas

Neste ano, o tema “Mãos e Máquinas” promete instigar debates profundos sobre a relação entre a produção artesanal e a automação. Em um contexto onde artesãos se destacam como resistência à automação, o evento se propõe a explorar como designers podem harmonizar tecnologia e sensibilidade manual. Andrade enfatiza a importância dessa discussão, afirmando que o Brasil é uma potência criativa, rica em biodiversidade e inovação. O evento espera debates essenciais para a área nos chamados DW! Talks promovidos na Casa Docol, QG do evento.

Um Evento em Crescimento

A DW! 2025 não apenas se expande em termos de participantes, mas também em sua relevância no cenário do design. Com 367 atividades e 143 expositores em 2024, o evento se consolidou como uma referência no setor, atraindo criativos de todo o Brasil. A curadora Lúcia Gurovitz, que já atuou em edições anteriores, retorna para garantir que o evento seja cada vez mais inclusivo e diversificado.

A programação deste ano incluirá a já tradicional Feira na Rosenbaum, atividades no D&D Shopping e exposições na Galeria Metrópole, além de ações nos Circuitos Barra Funda e Pinheiros, que são berços de novos talentos. O Distrito Alameda Gabriel também receberá um Circuito de Arte e Design Digital, agregando novas experiências para os visitantes.

“Ao longo de sua trajetória a DW! Semana de Design de São Paulo sempre pautou temas provocativos e instigantes, com o objetivo de propor diálogos e análises sobre aspectos da contemporaneidade que impactam não só as decisões de criativos do nosso setor como, também, de toda a sociedade. Neste ano, nosso foco será discutir a relação entre mãos e máquinas, para que possamos pensar além de aspectos aparentemente conflitantes. Da mesma forma que, por exemplo, artesãos ressurgem como resistência à automação, designers podem atuar em parceria, criando linguagens que misturem o avanço tecnológico e a sensibilidade do trabalho manual, sem que uma técnica anule a outra”

Lauro Andrade
CEO DW! Semana de Design de São Paulo

Pilares da DW!

A DW! se sustenta em três pilares fundamentais: a criatividade brasileira, a vocação empreendedora e a biodiversidade. O CEO Lauro Andrade ressalta a importância de integrar esses elementos para promover um design sustentável e inovador. O compromisso é criar um espaço onde ideias possam florescer e contribuir para o futuro do design e da arquitetura no Brasil.

“O primeiro deles é a consciência de que o Brasil é uma potência criativa. Com muita integração e diversidade, somos marcados por uma sagacidade que se apresenta em todas as formas de arte, e isso se traduz na nossa capacidade criativa. Desconheço outro país do mundo que tenha essa efervescência. O segundo elemento é nossa vocação para empreender, algo que a gente também verifica de norte a sul, de leste a oeste do país, entre independentes, pequenos e grandes empreendedores. O terceiro elemento é nossa biodiversidade. Nossos recursos naturais, se usados de forma inteligente e sustentável, são um diferencial imbatível que merece ter relevância, justamente para promovermos a sua preservação”, diz o executivo.

Para finalizar, Andrade conclui: “A gente sempre tem utopias de longo prazo para o Brasil, mas, a curto prazo, é preciso dar passos concretos e cada vez mais integrar esses mundos. Esse é o meu compromisso e são essas premissas que me inspiram na concretização da DW! em todas essas vertentes”.

Assim, a DW! Semana de Design de São Paulo é um evento transformador, que não apenas promove o design, mas também fomenta a economia e a cultura da cidade. Com uma proposta robusta e um tema instigante, a edição de 2025 promete ser um marco na trajetória do design brasileiro. Para mais informações, acesse: dwsemanadedesign.com.br

Sobre a DW! Semana de Design de São Paulo

Idealizada em 2012 pelo empresário Lauro Andrade, a DW! Semana de Design de São Paulo é um festival urbano de design que antecipa tendências e dialoga com o próprio movimento da cidade, em atrações inéditas a cada edição, articulando arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios, inovação, tecnologia, economia criativa e todos os players da cadeia produtiva do setor em uma proposta plural, diversa e inovadora para uma experiência transformadora.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *