Olhar de Cinema oferece 37 sessões gratuitas de filmes em Curitiba

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Democratizar o acesso à sétima arte é preciso. Afinal, em tempos de tanto streaming, nada como ir a uma sala de cinema e ter a experiência coletiva de ver um filme inteligente. O 14º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba convida você a uma imersão cinematográfica sem custos. Em um movimento de descentralização e democratização cultural, o festival oferece 37 sessões gratuitas em pontos estratégicos de Curitiba: Teatro da Vila, Cine Guarani e Cinemateca de Curitiba.
Todas as produções o Olhar de Cinema exibidas no Teatro da Vila, no CIC, são gratuitas. Já no Cine Guarani, as sessões de graça ocorrem no dia 15 de junho, no “Domingo Rumo”, em um oferecimento da Rumo Logística para a comunidade de Curitiba. E na Cinemateca, todos os curtas-metragens têm entrada gratuita (retirada de ingressos uma hora antes da sessão).
Teatro da Vila
O Teatro da Vila, no CIC, é um dos palcos da gratuidade, com todas as suas exibições de acesso livre. Entre os destaques, o longa “Dentro da Caixinha – Mundo de Papel”, uma fábula encantadora que reconecta a infância contemporânea com as raízes do folclore brasileiro. Acompanhe Lúcio e a Vovó Neusa em uma aventura mágica pelo Sertão da Memória, habitado por personagens de cantigas de roda. A sessão será no dia 15 de junho, às 17h30, com entrada sujeita à lotação. Além disso, o Teatro da Vila também exibe gratuitamente os curtas da Mostra Pequenos Olhares, que abordam temas variados de forma lúdica, como o processo de desmame em “A Viagem de Tetê”, o diagnóstico de TDAH em “Três Vírgula Catorze” e a solidão em “Um Monstro e Meia”. Não perca essas narrativas que tocam a alma e expandem horizontes!
Cine Guarani
No dia 15 de junho, o Cine Guarani (bairro Portão) se transforma no “Domingo RUMO”, com sessões gratuitas para toda a família, graças à Rumo Logística. Além da exibição de “Dentro da Caixinha – Mundo de Papel” às 17h30, o público poderá assistir a produções como o documentário “Canções de Uma Terra Ardente” (Ucrânia, 2024), que narra os primeiros anos da invasão russa, e “Dahomey” (Senegal, 2024), que explora o retorno de tesouros reais saqueados. A programação conta ainda com clássicos do cinema brasileiro, como “Plantar nas Estrelas” e “A Grande Cidade”. Não se preocupe com os acompanhamentos: pipoca e bebida serão distribuídas gratuitamente!
Cinemateca de Curitiba
A Cinemateca de Curitiba, que celebra 50 anos de história, também entra na onda da gratuidade, oferecendo sessões gratuitas de todos os curtas-metragens exibidos no local. Com títulos das mostras Mirada Paranaense e Competitivas Brasileira e Internacional, é a chance de conferir produções como “Conseguimos Fazer um Filme” (Portugal, 2024) e “Fronteriza” (Brasil, Paraguai, 2025).
Atenção! O Blog do Arcanjo lembra que a retirada dos ingressos para todas as sessões gratuitas deve ser feita com uma hora de antecedência no local da exibição. Para saber a lista dos filmes gratuitos e locais de exibição acesse o site do Olhar de Cinema.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.