Carnaval de BH ganha trilha em álbum inédito coordenado por Henrique Portugal

Álbum Trilhas do Carnaval registra música dos principais blocos do Carnaval de BH © Rodrigo Maia Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

As músicas são a alma do Carnaval. E, em 2025, o Carnaval de Belo Horizonte terá sua própria trilha sonora oficial. O projeto Trilhas do Carnaval, coordenado pelo músico Henrique Portugal (tecladista do Skank), irá gravar e lançar um álbum inédito com músicas autorais de 15 blocos carnavalescos da cidade.

“A música é a alma do Carnaval e, com este projeto, valorizamos a produção autoral dos blocos e de seus compositores. O Carnaval de Belo Horizonte se diferencia pela criatividade, e o Trilhas do Carnaval chega para registrar essa identidade musical, levando nossa folia para além das ruas e eternizando-a em plataformas digitais”, destaca o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

Henrique Portugal conta que sua relação com a folia é antiga.”A minha relação com o Carnaval começou na década de 1970 nos ensaios do bloco caricato Inocentes em Santa Tereza. Com o ressurgimento do Carnaval de rua de BH comecei a frequentar alguns , cantando e tocando nos trios, como por exemplo o Pacato Cidadão e Insanidade”, conta. “No ano passado gravei 9 blocos e fiz uma playlist nas plataformas de streaming com as músicas. Agora, em 2025, recebi o convite da Fundação Clovis Salgado para ser o diretor artístico das Trilhas do Carnaval de MG, dando prosseguimento ao trabalho de 2024″, complementa.

O carnaval de BH já se tornou um dos maiores do Brasil. Estava faltando criar uma identidade musical para este movimento. A minha função é organizar e transformar estas novas canções em patrimônio intelectual que possa gerar receita para os blocos durante todo o ano.

Henrique Portugal

Os coletivos foram selecionados no Edital 01/2025 Trilhas do Carnaval, do Instituto Cultural Aurum, que o realiza em parceria entre o Instituto Cultural Aurum, Uno Music e Fundação Clóvis Salgado, com financiamento da Cemig e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). 

O projeto integra o calendário do Governo de Minas para o Carnaval da Liberdade 2025 e o AMA – Ano Mineiro das Artes, programa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). A ação, parte da programação do Carnaval Via das Artes 2025, resgata, registra e promove essas canções que são a essência do carnaval da capital mineira, um dos principais do país. Com direção artística de Henrique Portugal (Skank), os artistas estão em estúdios nesta semana (17 a 21/2) para gravarem seus hits.

Foram contemplados os blocos, Românticos São Loucos, Odilara, Pisa na Fulô, Magia Negra, Bloco do Sebá, Abre Que Tô Passanú, Seu Vizinho, Bloco da Cinara, Todo Mundo Cabe no Mundo, Afoxé Bandarerê, Baque de Mina e Volta Belchior. Além desses, os blocos Baianas Ozadas, Juventude Bronzeada, Seu Vizinho e Percussão Circular, que já tinham seus hits gravados, irão integrar a playlist do projeto. 

Além de garantirem a gravação profissional das músicas que embalam a folia nas avenidas, os blocos terão seus hits disponibilizados nas diversas plataformas de streaming, rádios e nas principais avenidas de Belo Horizonte (Amazonas, Andradas e Brasil), que serão sonorizadas na festividade deste ano e integram o inédito e inovador projeto Via das Artes, realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, e que transforma as três avenidas em palcos a céu aberto, oferecendo uma programação cultural diversificada e acessível.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *