Acadêmicos do Baixo Augusta deve arrastar mais de 1 milhão neste domingo como maior bloco do Carnaval de SP
Gigante da folia, Baixo Augusta celebra Gal Costa com convidados como Olodum e Marina Sena: ‘Atentos e Fortes’
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Apavora, mas não assusta. Está chegando a hora de o caldo ferver na descida da Avenida da Consolação. Está programado para este domingo, 12 de fevereiro, a partir das 14h, o desfile do Acadêmicos do Baixo Augusta, o maior bloco de São Paulo e vencedor do Prêmio Arcanjo de Cultura.
Pioneiro na folia de rua, o Baixo Augusta é também precursor na retomada do carnaval de rua na cidade após a pandemia, consagrando-se como verdadeiro baluarte do Carnaval de São Paulo.
A saída está marcada para a esquina da Avenida da Consolação com Avenida Paulista, com os trios descendo rumo à Praça Roosevelt. Tudo indica que o Baixo Augusta pode bater seu próprio recorde de maior bloco do Carnaval de São Paulo, colocando mais de 1 milhão de foliões na avenida.
Gal Costa, Olodum, Marina Sena, Sophie Charlotte, Céu e Tulipa Ruiz
A cantora Gal Costa, que morreu no ano passado, será homenageada com a presença da atriz Sophie Charlotte, que a interpreta no filme ainda inédito Gal Fatal.
O bloco afro baiano Olodum, que hipnotizou astros internacionais como Michael Jackson, Paul Simon, David Byrne e Jimmy Cliff, será o convidado de honra durante todo o percurso.
A cantora Marina Sena, sensação jovem da novíssima MPB e com quem Gal fez sua última gravação, Para Lennon e McCartney, vai cantar em celebração à tropicalista. Tulipa Ruiz, madrinha do Baixo Augusta desde seu início, e Céu também cantarão canções que marcaram a carreira da lendária cantora baiana e que fez de São Paulo seu lar nos últimos anos de vida.
Atentos e fortes
É da música Divino Maravilhoso eternizada por Gal Costa que vem o tema deste ano: Atentos e Fortes. O bloco afirma “reiterar a necessidade de permanecer lutando frente às ameaças do golpismo fascista, em defesa da democracia, cultura, paz e diversidade, reforçando que a maior festa de expressão da cultura popular brasileira é também um ato político”. Afinal, como o Baixo Augusta sempre ensinou, arte é ocupar as ruas.
Rainha Negrini
A eternamente jovem Alessandra Negrini promete brilhar mais uma vez como a rainha do Baixo Augusta — sua fantasia é mantida em segredo, só sendo revelada na avenida.
Musa e muso
Outros que prometem hipnotizar os folioes são a musa Marcia Dailyn, primeira bailarina trans do Theatro Municipal e atriz da Cia. Os Satyros, e o estilista das famosas Walério Araújo, sempre o mais animado no desfile.
Porta-estandarte e MC
O porta-estandarte é o escritor Marcelo Rubens Paiva, ícone de uma geração com o livro clássico Feliz Ano Velho. Já Preta Ferreira, multiartista e ativista por moradia e atuante pelo MSTC (Movimento Sem Teto do Centro), foi convidada para ser a MC e anunciará as atrações e momentos do desfile, enquanto o povo se esbalda.
Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta 2023
Quando: 12/02/2023 – 14h às 19h
Concentração: Rua da Consolação x Avenida Paulista
Trajeto: Rua da Consolação em direção à Praça Roosevelt, onde o bloco termina
Mais informações: Instagram do Baixo Augusta
Baixo Augusta, pioneiro da retomada do Carnaval de Rua em São Paulo
O Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta foi fundado em 2009 por uma turma de amigos que reunia moradores e entusiastas do bairro para celebrar sua diversidade e revitalização enquanto território livre para manifestações culturais alternativas e para a boemia. A história do Bloco se confunde com o processo de retomada do carnaval de rua da cidade. Com uma postura ativista diante da necessidade de lutar
pelo direito ao lazer e ocupação das ruas, o Acadêmicos do Baixo Augusta se tornou o maior Bloco de carnaval de São Paulo com mais de 1 milhão de pessoas em seus desfiles. Para assegurar seu caráter público, gratuito e democrático, a brincadeira de amigos foi oficializada com a criação da Associação Cultural Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, ONG sem fins lucrativos que tem como missão promover a cultura, desenvolver e apoiar iniciativas de ocupação gratuita das ruas e de transformação da cidade.
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.