Grupo Gattu estreia peça Glória para celebrar 23 anos de teatro

As atrizes Miriam Jardim e Mariana Fidelis em Glória, peça gratuita do Grupo Gattu no Teatro do Sol em Santana, SP – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O Grupo Gattu, com sede em Santana, na zona norte de São Paulo, começa as celebrações de seus 23 anos de trajetória a partir deste sábado, 3 de dezembro, às 21h, quando estreia sua peça, Gloria, com texto e direção de Eloisa Vitz. As apresentações acontecem às quartas e quintas, às 20h, sextas e sábados às 21h e domingos às 19h, com entrada franca no Teatro do Sol, Rua Damiana da Cunha, 413, em Santana, até 18 de dezembro. Em paralelo, o fotógrafo Cuca Nakasone expõe imagens da história do grupo na exposição De Olho no Gattu no Shopping Frei Caneca.

O Projeto A Graça e a Glória foi contemplado pela 39ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura.

Glória encerra a tetralogia filosófica de Eloisa Vitz, formada pelos espetáculos Amor, Fortuna, Graça e Glória, que abre a temporada. Inspirada no realismo fantástico (mas que dialoga profundamente com a realidade, não é mesmo?), a história gira em meio a uma eleição, que  agita os moradores de uma ilha no meio do nada. Com todos os tipos de artifício, uma líder comunitária e uma sacerdotisa disputam o governo. O que as pessoas são capazes de fazer para conquistar sua coroa de louros?

É uma imensa alegria revisitar um tema tão intenso. “GLÓRIA”  é um espetáculo de nosso repertório que ganha novo olhar e nova montagem. Da mesma maneira que os gregos, acreditamos que a “Glória” nem sempre é justa com o mais brilhante, mas certamente chega para aquele que mais se comprometeu com o triunfo. De maneira bem-humorada queremos trazer mais perguntas que respostas ao público.

Eloisa Vitz
Diretora e fundadora do Grupo Gattu

Eloisa Vitz

Em 2022, Eloisa Vitz foi selecionada a representar o Brasil no Fringe – Festival de Edimburgo, na Escócia, com o Grupo Gattu, como empresária do setor cultural, através da Creative – InvestSP, OEI e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. O Grupo Gattu venceu o Prêmio Arcanjo de Cultura em 2021; Iindicado ao 30º Prêmio Shell de Teatro na categoria Inovação; Destaque na Categoria Melhor Projeto do Blog do Arcanjo; Prêmio ZesCar de Melhor Acolhimento; Vencedor do Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante; Indicado ao VI Prêmio Aplauso Brasil de Melhor Atriz e Melhor Ator e vencedor do Prêmio Zé Renato de Teatro para Cidade de São Paulo,

GLÓRIA

Texto: Eloisa Vitz

Direção: Eloisa Vitz

Assistente de Direção: Miriam Jardim

Elenco: Miriam Jardim, Mariana Fidelis, Daniel Gonzales, Lilian Peres, Eloisa Vitz, Isaque Patrício e Mano Braga.

Cenário e Figurino: Heron Medeiros

Estreia: 03/12/2022

Temporada: de 03/12/2022 a 18/12/2022. Quarta e quinta às 20h. Sextas e sábados, às 21h, e domingos às 19h. 

Recomendação: 14 anos

Duração: 60 minutos

Capacidade: 60 lugares

Temporada gratuita

Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.

Local: Teatro do Sol

Rua Damiana da Cunha, 413 – Santana.

Telefone: 11. 3791.2023

Whatsapp: 11. 95679.2526

Possui ar condicionado

Créditos das imagens: Claudinei Nakasone

Sobre o Grupo

O Grupo Gattu atua há 22 anos na cidade de São Paulo trazendo ao público a Excelência Artística pautada na pesquisa cênica continuada. Ao longo deste tempo, dezenas de espetáculos foram montados. O humor, a presença do essencial, os efeitos surpresa, o dinamismo, a inovação criativa e o rigor estético, estão sempre presentes em suas encenações. O Grupo Gattu é comprometido com a Formação de Plateia, Acessibilidade e a Democratização da Cultura e da Arte, através de espetáculos que dialogam diretamente com seu público.

Em 2022 Eloisa Vitz foi selecionada para representar o Brasil no Festival de Teatro de Edimburgo, na Escócia, acompanhada de parte do núcleo do Grupo Gattu, Eloisa participou como empresária do setor cultural por desenvolver trabalho autêntico, brasileiro e de continuidade.

Em 2021 o Grupo Gattu ganhou Prêmio Arcanjo de Cultura, em 2018 o Grupo Gattu foi indicado ao 30º Prêmio Shell na categoria Inovação pela intensa atividade artística em diálogo direto com a plateia da Zona Norte; Destaque na Categoria Melhor Projeto do Blog do Arcanjo pela constante formação de público na Zona Norte de São Paulo; Prêmio ZesCar de Melhor Acolhimento; Vencedor do Prêmio Aplauso Brasil de Melhor Atriz Coadjuvante; Indicação ao Prêmio Aplauso Brasil de Melhor Atriz e Melhor Ator. Ganhou a 4ª Edição do Prêmio Zé Renato de Teatro para Cidade de São Paulo.

E agora celebra, o reconhecimento da Prefeitura da cidade de São Paulo, sendo selecionado pela primeira vez, pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura”, na sua 39ª Edição.

Sobre Eloisa Vitz

Eloisa Vitz é diretora do Grupo Gattu há 22 anos. Atriz e dramaturga, tem 12 livros publicados. Cursou a EAD – Escola de Artes Dramáticas da USP. É Bacharel em Direito e Letras e Pós- Graduada em História da Arte. Também é a mulher que mais dirigiu espetáculos de Nelson Rodrigues no Brasil e foi indicada ao VI Prêmio Aplauso Brasil como melhor atriz por seu trabalho no espetáculo “A Falecida” de Nelson Rodrigues (2017).

Como atriz, destacou-se no grupo TAPA com os seguintes espetáculos: “As Viúvas”, de Artur Azevedo, sob direção de Sandra Corvelone; “Contos de Sedução”, de Guy de Maupassant; “A Importância de Ser Fiel”, de Oscar Wilde, e “Camaradagem”, de August Strindberg (premiado como melhor espetáculo pela APCA 2007, pela Associação Paulista dos Críticos de Arte), todas sob direção de Eduardo Tolentino.

 À frente do Grupo Gattu realizou entre outros, os espetáculos: “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente (2008), “Viúva porém Honesta” de Nelson Rodrigues (2008/ 2009/2011), “Dorotéia” de Nelson Rodrigues (2008/2009/2010/2011),“Boca de Ouro” de Nelson Rodrigues (2010/2011/2012); “Serpente” de Nelson Rodrigues (2011/2012), e “A Falecida” de Nelson Rodrigues (2017/2018). São de sua autoria os textos das peças  “Rapunzel” (2012/2013/2014) – indicado ao Prêmio Femsa de melhor texto adaptado para teatro infantil, “Frisante” (2013),  “Reino” (2014) – vencedor do prêmio de melhor texto do Portal R7,  “Reino 2” (2015), “Amor” (2015) , “Cinderela” (2016),  “Fortuna”(2016), “Graça” (2017), “ Bela e a Fera” (2018), “Glória” (2019) e “A Roupa Nova do Rei” (2019) e “Verão” (2022).

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Respeitado jornalista cultural e crítico de artes do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, criado em 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e apresenta o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Eleito um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes e recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, Uma, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Governo do Estado de São Paulo – Medalha Mário de Andrade.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Harry e Meghan na Netflix Michael Jackson: Thriller faz 40 anos Marina Sena lança música com Gal Costa Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão Brasil e Argentina se beijam na Copa do Mundo do Qatar 2022