Cuca Nakasone abre exposição De Olho no Gattu com a trajetória de peças do Grupo Gattu de Teatro

Eloisa Vitz na peça Fortuna do Grupo Gattu: imagem está na exposição Por Dentro do Gattu de Cuca Nakasone – Foto: Cuca Nakasone – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O fotógrafo Cuca Nakasone abriu nesta quinta (1º) a exposição individual Cuca Nakasone – De Olho no Gattu, que navega por espetáculos do Grupo Gattu, um dos mais importantes da cidade de São Paulo e que completa 23 anos de trajetória sob comando da diretora Eloisa Vitz. A mostra pode ser vista até 15 de janeiro de 2023 na Galeria de Arte do Shopping Frei Caneca – 3º Andar, que fica ao lado da livraria do Espaço Itaú de Cinema. O endereço é Rua Frei Caneca, 569, Consolação, São Paulo, com entrada gratuita.

Não custa lembrar que Cuca Nakasone venceu o Prêmio Jabuti 2017 como melhor fotógrafo de arte e capa, pelo livro O Tapa no Arena. Trata-se de fotógrafo talentoso, que sabe compor luz e sombra em diálogo profundo com as artes cênicas na produção de suas imagens.

A exposição coroa um ano poderoso para o Grupo Gattu, que venceu o Prêmio Arcanjo na categoria Especial em 2021 e neste ano participou do projeto Creative – Invest SP, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e OEI, como representante do Brasil no Fringe do 75º Festival de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido.

O Grupo Gattu ainda tem no currículo reconhecimentos como o Prêmio Shell de Teatro, Prêmio Aplauso Brasil, Prêmio Femsa Coca Cola, Prêmio Melhores do Ano do Portal R7, entre outros.

Grupo Gattu. Eloisa Vitz e Daniel Gonzales. Peça “A Falecida”. Foto: Cuca Nakasone

“O olhar que tenho sobre o Grupo Gattu é de profunda paixão, respeito e reverência”, declara Nakasone. “Meu primeiro contato com o Gattu foi em 2005, quando fui convidado e participei como ator do espetáculo Viúva, Porém Honesta de Nelson Rodrigues, dirigido pela também fundadora do grupo Eloísa Vitz. Desde então, tenho uma imensa admiração por esse apaixonante e apaixonado coletivo artístico. Traduzi estes sentimentos em fotografias. São 17 anos de muita história para contar” celebra o fotógrafo.

Grupo Gattu. Eloisa Vitz, Mariana Fidelis e Daniel Gonzales. Peça Glória. Foto Cuca Nakasone

“Nos 22 anos do Grupo Gattu, eu à frente deste coletivo em múltiplas funções: diretora, atriz e dramaturga, recebo esse presente do prestigiado fotógrafo Cuca Nakasone. Seu olhar inquieto, investigativo, poético e inteligente, percorre nossos espetáculos. Meu convite: navegue e desfrute das imagens”, convida Eloisa.

A exposição Cuca Nakasone – De Olho de Gattu fica em cartaz de 01 de dezembro de 2022 à 15 de janeiro de 2023. Na Galeria de Arte do Shopping Frei Caneca – 3º Andar (Ao lado da livraria do Espaço Itaú de Cinema).

Serviço:

Exposição: Cuca Nakasone – De Olho de Gattu Inauguração: 01 de dezembro de 2022

Em cartaz de 01 de dezembro de 2022 à 15 de janeiro de 2023

Horário: Das 10h às 22h

Local: Galeria de Arte do Shopping Frei Caneca – 3º Andar (Ao lado da livraria do Espaço Itaú de Cinema).

Endereço: R. Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo/SP Entrada Franca

Recomendação: Livre

Sobre Cuca Nakasone

Claudinei Nakasone é fotógrafo profissional nas áreas de Teatro, still, gastronomia, publicidade, jornalismo, moda, book, turismo, design, e-commerce. Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Mogi das Cruzes, é Mestre em Artes pela USP. É Fotógrafo profissional e professor universitário, com 25 anos de carreira, lecionou em instituições como Belas Artes, Cásper Líbero, FMU, entre outras. Atualmente leciona na Universidade de Mogi das Cruzes para as turmas de Publicidade e Jornalismo as Disciplinas: Fotografia, Produção Fotográfica e Processos Criativos. É também Curador e organizador de exposições fotográficas. Em 2016 lançou pela Editora SESC, o livro “O TAPA no Arena – Repertório em Imagens”, um livro de fotografias sobre o Grupo de Teatro TAPA.

Saiba mais: https://www.cucanakasone.com/home

Sobre o Grupo Gattu

Reconhecidos pelos Prêmio Arcanjo, Prêmio Shell, Prêmio Aplauso Brasil, Prêmio Femsa Coca Cola, Prêmio Melhores do Ano do Portal R7, Prêmio Zescar entre muitos outros, o Grupo Gattu completa em 2022, vinte e dois anos de carreira sólida e consolidada no cenário teatral. Tem como alicerce três pilares: Excelência Artística, Formação de Plateia, Acessibilidade, Democratização da Cultura e Desenvolvimento Humano. Fundado pela atriz, diretora e dramaturga Eloisa Vitz com o compromisso do fazer artístico de alta qualidade e rigor estético, temos uma rotina diária de ensaios e trabalho de caráter continuado de pesquisa constante. Tudo para trazer o que há de melhor em arte, cultura e entretenimento para a população que tanto precisa e merece de forma gratuita. Pelo reconhecimento de sua carreira como empresária do setor cultural, Eloisa Vitz em 2022, foi selecionada para representar o Brasil no Fringe22 Festival de Teatro de Edimburgo, na Escócia. Através da Creative – Invest SP, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e OEI – Organização dos Estados Ibero-americanos. Mais de 250 mil pessoas já se divertiram, emocionaram e tiveram suas vidas transformadas após assistirem nossos espetáculos. São adultos, jovens e crianças do mais variado perfil econômico que, muitas vezes, tem a oportunidade de assistir, pela primeira vez, uma peça de teatro. Sabemos que o teatro promove uma experiência artística completa, por isso desde à recepção ao aplauso nosso público é acolhido como um visitante querido. Com linguagem inovadora, gratuidade de ingressos, ações de acessibilidade e pedagógicas o Grupo Gattu incentiva os indivíduos a exercitar seu direito de acesso à cultura valorizando e respeitando a diversidade e a pluralidade da população.

Saiba mais: http://www.gattu.com.br

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Respeitado jornalista cultural e crítico de artes do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, criado em 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e apresenta o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Eleito um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes e recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, Uma, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Governo do Estado de São Paulo – Medalha Mário de Andrade.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

1 Resultado

  1. 02/12/2022

    […] O Grupo Gattu, com sede em Santana, na zona norte de São Paulo, começa as celebrações de seus 23 anos de trajetória a partir deste sábado, 3 de dezembro, às 21h, quando estreia sua peça, Gloria, com texto e direção de Eloisa Vitz. As apresentações acontecem às quartas e quintas, às 20h, sextas e sábados às 21h e domingos às 19h, com entrada franca no Teatro do Sol, Rua Damiana da Cunha, 413, em Santana, até 18 de dezembro. Em paralelo, o fotógrafo Cuca Nakasone expõe imagens da história do grupo na exposição De Olho no Gattu no Shopping Frei Caneca. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Harry e Meghan na Netflix Michael Jackson: Thriller faz 40 anos Marina Sena lança música com Gal Costa Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão Brasil e Argentina se beijam na Copa do Mundo do Qatar 2022