Artista português Pedro Barreiro ministra workshop internacional grátis na SP Escola de Teatro

Pedro Barreiro também vai se apresentar na Praça Roosevelt

Pedro Barreiro: artista português faz residência internacional na SP Escola de Teatro – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A SP Escola de Teatro está com inscrições abertas para um workshop internacional. Ele terá início com uma conversa sobre a performance an artist is always working, criada pelo artista português Pedro Barreiro, além de exercícios de criação performativa e reconfiguração conceitual através de ações como “olhar”, “enquadrar” e “nomear”. Segundo o artista, nos encontros as conversas serão embasadas na especulação sobre a criação artística, o sistema da arte contemporânea, o papel des artistas nesse sistema, estratégias alternativas e novas possibilidades e, acima de tudo, sobre o que ainda não se sabe. Além disso, ele também se apresentará na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro com an artist is always working, uma performance de Pedro Barreiro que será apresentada em São Paulo, de 1º a 13 de novembro. Para mais informações sobre an artist is always working.

Workshop internacional presencial e gratuito | Working on what we don’t know yet

Quando: 8 e 9 de novembro de 2022, terça e quarta-feira, das 19h30 às 22h30.

Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt (Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP)

Inscreva-se!

Orientador: Pedro Barreiro

Pedro Barreiro é um artista que desde 2009 tem vindo a desenvolver inúmeros trabalhos como encenador, ator, criador cénico, dramaturgista, produtor, programador e curador. Tem-se interessado, nos últimos anos e entre outras coisas, pelo pensamento sobre os atos performativos como geradores poéticos, pela experimentação sobre as convenções constituintes das formas teatrais e por estratégias de desmantelamento de sistemas hegemónicos na arte contemporânea. Estudou na Faculdade de Direito de Lisboa (2005-2007), é graduado em Teatro pela ESTC-IPL (2007-2010) e mestre em Artes Cénicas pela ECA-USP (2013-2016), tendo aí também, em 2010, frequentado os cursos de Artes Plásticas e de Comunicação. Foi diretor artístico do Teatro Sá da Bandeira, em Santarém (2015-2017) e colaborou com o Teatro Praga como gestor e programador da Rua das Gaivotas 6, em Lisboa (2019-2022). É membro fundador dos coletivos Sr. João (2010) e Activo Tóxico – Artistas Associados (2017). É artista associado do Cão Solteiro desde 2020. Em outubro de 2022 assume a direção artística d’O Espaço do Tempo, estrutura artística transdisciplinar sediada em Montemor-o-Novo, Portugal.

Público: Artistas e/ou estudantes de artes interessados em performance com mais de 18 anos.

Seleção: Análise curricular e carta de interesse. 40 vagas

Cronograma das inscrições
Inscrições: 21 de outubro a 01 de novembro de 2022
Aprovados: 02 de novembro de 2022
Matrícula online: 3 e 4 de novembro de 2022

Protocolo presencial para evitar transmissão da Covid-19
Para a proteção de todas, todes e todos, é de suma importância o respeito aos protocolos de saúde e segurança contra a transmissão da Covid-19:

-> Apresentar o Certificado de Vacinação contra Covid-19.
->Obrigação do uso de máscaras durante todo o tempo na SP Escola de Teatro (nas aulas, entrada, saída e períodos de intervalo).
-> Respeitar o distanciamento social.
-> Disponibilidade de álcool em gel.
-> Preferência de aulas ao ar livre ou em lugares ventilados.

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – extensao@spescoladeteatro.org.br

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro. Inscreva-se!

yellow tram on road
Portugal – Photo by Sascha Weber on Pexels.com – Blog do Arcanjo

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos mais influentes e respeitados jornalistas e críticos culturais do Brasil, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foi eleito entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg


Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão Brasil e Argentina se beijam na Copa do Mundo do Qatar 2022 Após críticas, Nômade Festival coloca negros com Erykah Badu Festival de Curitiba anuncia novidades em 2023 II Expo Internacional Consciência Negra SP