Rapidinhas do Miguel Arcanjo: Myra Ruiz, Gattu, Ibsen, Tapa, Forever Young, Galpão, bell hooks e mais!

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Myra loira
A moreníssima estrela dos musicais Myra Ruiz agora está de visual novo para protagonizar o musical Legalmente Loira no Teatro Claro Mais SP a partir de 17 de julho. A direção é do canadense John Stefaniuk, que também dirigiu Myra no sucesso Evita Open Air, onde também utilizou cabelos dourados. Camaleoa.
Sucesso
A Mulher Sem Pecado, do Grupo Gattu, tornou-se um sucesso de público indiscutível, renovando a obra de Nelson Rodrigues sob direção de Eloisa Vitz. Tanto que a temporada prorrogou até 14 de julho, com entrada gratuita no Teatro do Sol em Santana. Coisa boa.
FIT Rio Preto
O 55º FIT Rio Preto – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, um dos mais tradicionais do Brasil, será de 18 a 27 de julho, na cidade do interior paulista. Diego Valadares, Monique Cardoso e Naruna Costa assinam a curadoria de espetáculos. Já a curadoria de ações performativas é de Rafael Bacelar. Quem ficou curioso já pode conferir a programação.
Ibsen no Masp
O Auditório do Masp recebe a peça Hedda Gabler, de Ibsen, com tradução e direção de Clara Carvalho e idealização de Rosalie Rahal Haddad. A realização é do Círculo de Atores e SM Arte Cultura. A temporada vai até 25 de agosto, com sessões sextas e sábados, às 20h e domingos, às 18h. Estão em cena Karen Coelho, Guilherme Gorski, Carlos de Niggro, Chris Couto, Nábia Villela, Mariana Leme e Sergio Mastropasqua. No enredo, ao chegar da lua de mel, uma mulher descobre que o casamento no qual se meteu é um convite à mediocridade. Tadinha.
Tapa no Ruth
O Grupo Tapa está de volta ao histórico Teatro Ruth Escobar com a peça Freud E O Visitante. Reestreia dia 05 de julho, sexta-feira, às 20h. O texto do franco-belga Éric-Emmanuel Schmitt tem direção de Eduardo Tolentino de Araujo, e o elenco conta com Adriano Bedin, Anna Cecília Junqueira, Brian Penido Ross e Bruno Barchesi. Tudo acontece em Viena, às prévias da Segunda Guerra Mundial, com a perseguição dos judeus pelos nazistas e a negociação diplomática para o exílio de Sigmund Freud, que recebe uma visita. Uma aula de história.
Tão jovens
Com um grupo de velhinhos roqueiros em um divertido asilo, o musical Forever Young volta em cartaz no Teatro Fernando Torres, no Tatuapé, a partir de 6 de setembro. Quem assina a direção é Jarbas Homem de Mello, com tradução e adaptação de Henrique Benjamin, direção musical de Miguel Briamonte (piano ao vivo) e elenco composto pelos atores Fafy Siqueira, Carmo Dalla Vecchia, Paula Capovila, Ton Prado, Keila Bueno e Fabio Yoshihara. Programe-se pra ver!
Festança
O amado Grupo Galpão está de volta a São Paulo. Dessa vez com a peça De Tempos Somos – Um Sarau do Grupo Galpão, que reúne 25 músicas do repertório da célebre companhia mineira. Dias 10 e 11 no Teatro J. Safra, que comemora 10 anos neste mês de julho. Parabéns.
Nas alturas
A Cia Veda apresenta Correnteza no Sesc Pompeia dias 18 e 19 de julho em quatro sessões gratuitas. O projeto híbrido de dança vertical une videomapping, arquitetura urbana e poesia. A direção é de Kiko Rieser, com coreografia de Lauanda Varone e Paula Spinelli. Estarão nas alturas os artistas verticais Gabriela Bagno, Julia Foti, Lauanda Varone, Paola Higa, Paula Spinelli e Rodolfo Ruscheinsky. Vai ser lindo.
Aos pés do altar
Livremente inspirada no texto Vivendo de Amor, de bell hooks e com a história de duas namoradas que discutem se estão preparadas para o casamento, a peça “Amor e Outras Revoluções volta a São Paulo para uma circulação gratuita no mês de julho. A coluna conta onde ver: 03/07, 21h – Teatro Paulo Eiró; 05/07, 20h – Itaú Cultural; 06/07, 20h – Teatro Flávio Império; 10/07, 19h – Centro Cultural Olido; 14/07, 19h – Centro Cultural da Diversidade; 24/07, 21h – Teatro Alfredo Mesquita. Anotou tudo?
- Marjorie Gerardi herda papel de Julia Roberts em Closer, faz dois filmes e avisa: ‘Estou pronta para a próxima’
- Mouhamed Harfouch visita suas origens árabes na comédia Meu Remédio no Teatro Santos Augusta
- ★★★★ Crítica: Chatô e Os Diários Associados – 100 Anos de Paixão é vibrante viagem no tempo pelo Brasil do século 20
- Nany People celebra 60 anos com festão na Tunnel em SP
- Morre Simon Magalhães, grande artista que o Brasil não soube aproveitar
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.