Arthur Nestrovski deixa Osesp após 13 anos, Thierry Fischer assume o comando

Despedida terá concerto especial em 18 de dezembro

Arthur Nestrovski deixa Osesp, Thierry Fischer assume comando – Fotos: Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo — Osesp anunciou mudanças em sua diretoria e na estrutura de governança. Após 13 anos na Fundação Osesp, Arthur Nestrovski anunciou sua intenção de deixar a Direção Artística da instituição. A saída ocorre após a Orquestra concluir uma bem-sucedida turnê internacional, que incluiu apresentações na série oficial do Carnegie Hall, em Nova York, e após a divulgação da Temporada Osesp 2023, a última programada sob sua liderança. 

“A decisão vinha sendo amadurecida há um bom tempo, em conversas com o presidente do Conselho de Administração da Fundação Osesp, Pedro Parente, e com o Diretor Executivo, Marcelo Lopes. É hora de a instituição renovar as reservas de energia para tocar o projeto, que exige uma infinita carga de dedicação”, afirma Nestrovski em carta pública.

Thierry Fischer passa a comandar Osesp – Foto: Marco Borggreve/Divulgação – Blog do Arcanjo

Novo comando

A partir da Temporada 2024, as decisões relativas à programação artística passarão à liderança direta de Thierry Fischer, que incorporará parte das atividades da atual Diretoria Artística a seu escopo como Diretor Musical e Regente Titular da Osesp.

“A Osesp já é uma orquestra de excelência e atrai atenção onde quer que se apresente. O próximo passo é um maior refinamento na execução e desenvolvimento dos músicos e do grupo como um todo, com foco na busca permanente da sua identidade. Uma visão integrada de programação e interpretação permitirá atingirmos resultados à altura da qualidade de nossos músicos e da instituição”, afirma Fischer. 

Caberá a Fischer articular e implementar a visão de longo prazo para todos os corpos artísticos da Fundação, que inclui também Coro da Osesp, Quarteto Osesp, Quinteto Osesp e Coros Juvenil e Infantil. As demais atividades da Direção Artística serão distribuídas entre Fischer e sua equipe, e Marcelo Lopes e o time da Direção Executiva, com intensa colaboração em frentes como os Programas Educacionais e projetos de difusão pelo estado de São Paulo. 

Arthur Nestrovski deixa comando da Osesp após 13 anos na direção artística – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Adeus a Netrovski

Como forma de marcar a conclusão do ciclo de Nestrovski e comemorar as conquistas de seus 13 anos como Diretor Artístico, Fischer dedicará o concerto de encerramento da Temporada (18/dez) ao colega, no qual regerá a Nona Sinfonia de Beethoven. 

“Quero expressar meus profundos agradecimentos ao Arthur. Sua personalidade é muito inspiradora para mim e definitivamente foi um atrativo para minha vinda para a Osesp. Isso nunca será esquecido”, afirma Thierry Fischer. 

Como último ato formal antes de deixar a função, Nestrovski inaugurou nesta quinta (27) uma nova seção da Mediateca da Osesp, criada a partir da doação de um acervo pessoal de cerca de dois mil livros sobre música, cultura e arte. A seção se chamará Acervo Arthur Nestrovski e estará aberta desde já para consulta pública. 

A Temporada Osesp 2023 – Sem Fronteiras está definida. A programação contará com 32 programas sinfônicos de assinatura na Sala São Paulo, com ao menos três concertos por semana. Somando as séries da Orquestra, do Coro da Osesp, a agenda de recitais e os concertos do novo Quinteto Osesp (em ano sabático do Quarteto Osesp), serão mais de 150 apresentações ao longo de 2023. 

Fundação Osesp

Criada em 2005, a Fundação Osesp é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivos apoiar, incentivar, assistir, desenvolver e promover a cultura, a educação e a assistência social, com ênfase na música de concerto.  Qualificada como Organização Social da Cultura, mantém contrato de gestão com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo para a manutenção e o desenvolvimento da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, Sala São Paulo, Coro da Osesp, Coros Infantil e Juvenil da Osesp, Academia de Música da Osesp, Editora da Osesp, Centro de Documentação Musical e Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Realiza ações de educação musical para crianças, jovens e adultos; capacitação e treinamento de professores da rede pública de ensino; e formação de plateias.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos mais influentes e respeitados jornalistas e críticos culturais do Brasil, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foi eleito entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festival de Curitiba anuncia novidades em 2023 II Expo Internacional Consciência Negra SP The Crown mostra que Charles traiu Diana Caetano Veloso se emociona em show após morte de Gal Costa Prêmio Arcanjo de Cultura acontece no Teatro Sérgio Cardoso