Morre Milton Gonçalves, ator negro pioneiro e icônico da TV, teatro e cinema

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Morreu Milon Gonçalves, ator, aos 88 anos, no Rio de Janeiro, nesta segunda, 30 de maio, vítima de complicações após um AVC sofrido em 2020.

Um dos maiores nomes da história da televisão brasileira, o ator brilhou em novelas como Sinhá Moça, Pecado Capital e O Bem-Amado.

Artista negro pioneiro, ele lutou a vida inteira contra o racismo e por mais oportunidades para negros nas telas e palcos brasileiros.

O velório do artista foi marcado para 9h30 desta terça-feira (31) no Theatro Municipal, na Cinelândia, Rio de Janeiro.

A cerimônia será aberta ao público. Às 13h, o corpo do ator segue para o Cemitério do Caju, onde será cremado, segundo informou a família.

Natural de Monte Santo de Minas, Minas Gerais, onde nasceu em 1933, o ator foi tema do samba-enredo da escola carioca Acadêmicos de Santa Cruz neste ano.

Ele fez mais de 25 peças de teatro, entre elas Eles Não Usam Black-Tie e Arena Conta Zumbi, no histórico Teatro de Arena.

No cinema, atuou em 72 filmes, como nos indicados ao Oscar O Beijo da Mulher Aranha e O Que É Isso Companheiro?, e no clássico do cinema novo Cinco Vezes Favela.

Na TV, atuou em 76 diferentes produções, a grande maioria na Globo, onde integrou o primeiro time de atores contratados da emissora.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo de Cultura, Melhores do Ano Blog do Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor dos Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil. Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Vingança, O Musical é aplaudido por estrelas Longa Jornada Noite Adentro é aplaudida por famosos Marina Sena fala do 2º álbum Orgulho LGBT+ 5 peças em São Paulo Parada do Orgulho LGBT+ bate recorde com 4 milhões de pessoas