Denise Mello faz resgate histórico no livro A Mulher na Canção: A Composição Feminina Na Era do Rádio

Denise Mello no lançamento de seu livro A Mulher na Canção – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Se a situação da mulher já é complexa neste século 21, imagine entre as décadas de 1920 e 1960. Foi pensando nesta temática, especialmente na luta e talento das fortes mulheres cantoras e compositoras desse período especifico da história da música brasileira, que a escritora Denise Mello se debruçou em minuciosas pesquisas para contar relatos impressionantes em um resgate histórico de mulheres que fizeram a diferença, mas que não são lembradas. Assim nasceu o livro A Mulher Na Canção: A Composição Feminina Na Era do Rádio. A publicação tem significado de relíquia, já que registra a história visceral de 15 compositoras brasileiras do começo do século 20.

O Blog do Arcanjo esteve presente no lançamento do tomo publicado pela Editora Machine no Belas Artes Antiquário Bar e Café, na Vila Mariana, em São Paulo, neste domingo, 29 de maio. Com exclusividade, nossa reportagem fez a cobertura do evento literário que contou com uma movimentada tarde de autógrafos e pocket show da autora.

Adquira seu livro A Mulher na Canção!

Denise Mello no lançamento de seu livro A Mulher na Canção – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

Nas 520 páginas do livro, é possível conhecer com profundidade o talento dessas icônicas artistas, em sua maioria, injustiçadas e desvalorizadas por uma época em que se ressaltava apenas o poder masculino.

Entre as personagens estão: Almira Castilho, Marília Batista, Dilú Mello, Carmen Costa, Maysa e Dolores Duran. Suas canções trazem relatos sobre a — constante — luta contra o machismo, a homofobia e o racismo.

A mensagem que eu desejo passar neste livro A Mulher na Canção é que as mulheres produziram, sim, e continuam produzindo bastante. A gente precisa conhecer a nossa história para saber de onde viemos e para onde vamos.

Denise Mello
autora do livro A Mulher na Canção

Adquira seu livro A Mulher na Canção!

Pocket Show Nas Ondas do Rádio

No lançamento de A Mulher na Canção, entre um autógrafo e outro, Denise Mello recebia o carinho de seus convidados, ávidos por uma dedicatória em seus livros.

Após atender aos leitores, o público presente apreciou um pocket show da cantora e compositora, que fez uma breve explanação sobre as divas da Era do Rádio, antes de soltar a voz marcante e suave, envolvendo a todos com seu dom sob acompanhamento do músico Victor Mendes.

Denise Mello no lançamento de seu livro A Mulher na Canção – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

Camaleoa das artes

Além de cantora e compositora, a multifacetada Denise Mello exerce outras habilidades como: professora de canto popular e musicalização infantil, locutora e violonista.

Psicóloga formada pela USP em 1989, depois de exercer a profissão durante 13 anos, passou a dedicar-se à gravação de jingles e locuções publicitárias, tornando-se membro do Clube da Voz.

Pós-Graduada em Canção Popular pela FASM em 2017, foi a partir de seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) que nasceu em Denise a necessidade de abordar o tema do livro.

Denise Mello com Andrea Lopes e Mayra Lopes, filha e neta da Dora Lopes, compositora retratada no livro A Mulher na Canção – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Em A Mulher na Canção eu quis falar de algo que me afeta diretamente que é a composição feminina. Comecei a fazer uma pesquisa com compositoras da atualidade. E, consequentemente, acabei estudando a composição feminina no Brasil. Quando me debrucei no assunto, percebi que existe pouco estudo sobre o tema. Muitas pessoas acham que não existiu composição feminina, principalmente no período de 1920 a 1960. Normalmente, se conhece apenas Chiquinha Gonzaga, Dolores Duran e Maysa. E não houve um hiato de composição feminina como pensam. Muitas dessas mulheres do livro fizeram sucesso à época, eram reportadas em jornais e revistas, faziam shows em auditórios, mas não perpetuaram por várias razões que eu abordo na publicação.

Denise Mello
autora do livro A Mulher na Canção
Denise Mello no lançamento de seu livro A Mulher na Canção – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

A escritora pontua também a dificuldade de voz às mulheres, em uma sociedade extremamente conservadora e machista à época.

“No final do século 19, e ainda no período da época do rádio, as mulheres eram submissas aos maridos. Tinham o dever de educar os filhos, cuidar da casa e família. Nada mais. Não podiam sair de casa, trabalhar… Ser artista então? Compositora? Achavam que mulher nem pensava. Essas mulheres sofreram muito preconceito. Mas, com todo machismo, embora tivessem alcançado o sucesso, muitas delas não foram valorizadas no decorrer de nossa história”, lamenta Denise.

Com o avanço da tecnologia em um mundo cada vez mais globalizado, Denise avalia se a forma de pensar e agir transformou-se, positivamente, no decorrer das décadas.

Denise Mello no lançamento de seu livro A Mulher na Canção – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

“Infelizmente o cenário ainda é predominantemente machista. São muitos homens instrumentistas e compositores. Quando se pergunta cinco nomes de compositores, pensa-se primeiro em nomes masculinos. Depois citam as compositoras”, avalia, com pesar.

Pensando em quebrar outros paradigmas no segmento, contribuindo assim para as futuras gerações de mulheres cantoras e compositoras do Brasil, Denise Mello dá um spoiler de seu próximo título, a ser lançado em breve.

“Eu já quero emplacar outro livro intitulado A Mulher Na Canção: A Composição Feminina na Bossa Nova. Já tenho 15 mulheres para ser biografadas”, adianta a autora, deixando os leitores curiosos e ansiosos para uma nova sessão de nostalgia necessária.

Com reportagem de Michele Marreira

Adquira seu livro A Mulher na Canção!

Lançamento do livro A Mulher na Canção, de Denise Mello – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

A Mulher Na Canção: A Composição Feminina Na Era do Rádio
Autora: Denise Mello
Ilustrações: Luisa Mello
Editora: Machine
Preço: R$ 60
Adquira seu livro A Mulher na Canção!

Nota do editor: Em junho Denise Mello fará palestras musicadas em bibliotecas municipais de São Paulo. A primeira dia 4 com lançamento do livro digital na Biblioteca Raul Bopp, na Aclimação. Para saber as novas datas acompanhe o instagram da cantora e autora: @denisemellovoz

Blog do Arcanjo mostra as imagens do lançamento do livro A Mulher na Canção, de Denise Mello, pelo olhar do fotógrafo Rafa Marques

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos mais influentes e respeitados jornalistas e críticos culturais do Brasil, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foi eleito entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

The Crown mostra que Charles traiu Diana Caetano Veloso se emociona em show após morte de Gal Costa Prêmio Arcanjo de Cultura acontece no Teatro Sérgio Cardoso Gal Costa morre aos 77 anos Festival Satyrianas tem mil artistas na Praça Roosevelt