Virada Preta estreia na Casa PretaHub em SP com cultura afro-brasileira em foco

Adriana Barbosa criou a Virada Preta na Casa PretaHub – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A Virada Cultural em São Paulo terá uma novidade de forma paralela neste ano: a primeira edição da Virada Preta, que acontecerá nos dias 28 e 29 de maio, na Casa PretaHub, localizada no bairro da Bela Vista na av. Nove de Julho, 50.

O evento terá arte, música, oficinas e rodas de conversas, tudo focado na cultura afro-brasileira.

A programação começa no sábado 28, das 9h às 19h, com a roda de conversa, dança afro com Inajá Tetembuá, oficina e apresentação de discotecagem com a DJ Miria Alves, criadora do TPM – Todas Podem Mixar, e Mercado da Preta, com afroempreendedores expondo e vendendo os seus produtos.

Já no último dia do evento, domingo 29, das 10h às 18h, , durante todo o dia, também haverá o Mercado da Preta, Leitura do ContraManifesto com o artista Ramo Negro e Sarau Papo de Mina, com muita poesia e música.

O evento organizado pela Casa PretaHub tem apoio institucional da Fundação Tide Setubal, Instituto ACP, Pepsico e Pepsico Fundation. E também dos apoiadores, como Meta (Facebook), Mercado Livre, Fundação Casas Bahia e Nivea.

O evento será gratuito e começará às 09h e terminará às 19h no sábado dia 28 e no domingo 29 às 10h até às 18h. Para participar, é preciso realizar a inscrição no site da Casa Preta Hub (clique aqui).

Virada Preta

Quando: 28 e 29 de Maio

Onde: Av. Nove de Julho, 50 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01312-000

Horário: Sábado das09h às 19h e Domingo das 10h às 18h

Mais informações: (Clique aqui)

Programação 

Sábado — 28 de maio

Mercado da Preta — das 9h às 19h

Apresentando o Universo Autônomo de Saberes: Útero Amotara Zabelê — 10h às 11h

Toré dos Tupinambás — 11h às 12h

Workshop TODAS PODEM MIXAR (TPM) com Dj Miria — 13h às 16h

Toré dos Tupinambás — 16h às 17h

Discotecagem com Dj Miria — 17h às 18h30
 

Domingo — 29 de maio

10h às 18h

Mercado da Preta

Sarau Papo de Mina @saraupapodemina

Leitura do ContraManifesto — Ramo Negro @ramo.negro

SOBRE A FEIRA PRETA – Criada em 2002 por Adriana Barbosa como uma feira de produtos de empreendedores negros, hoje é o maior evento de cultura e empreendedorismo da América Latina, trazendo conteúdos, produtos e serviços que representam o que há de mais inventivo, inovador e criativo em diferentes segmentos. É o maior espelho vivo das tendências afro-contemporâneas do mercado e das artes da América Latina, além de ser o espaço ideal para valorizar iniciativas afro-empreendedoras de diversos segmentos, com acesso desde tecnologia à literatura, de música às artes digitais, sempre apresentando o que há de mais urgente e futurista nas reflexões da existência preta.

SOBRE A PRETAHUB – PretaHub é uma aceleradora do empreendedorismo negro no Brasil. Um hub de criatividade, inventividade e tendências pretas. É uma evolução da experiência de 18 anos da Feira Preta, maior evento de cultura e economia negra da América Latina, que em 2018 atingiu sua maioridade. Quer saber mais? Clique aqui

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Respeitado jornalista cultural e crítico de artes do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, criado em 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e apresenta o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Eleito um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes e recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, Uma, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Governo do Estado de São Paulo – Medalha Mário de Andrade.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Harry e Meghan na Netflix Michael Jackson: Thriller faz 40 anos Marina Sena lança música com Gal Costa Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão Brasil e Argentina se beijam na Copa do Mundo do Qatar 2022