Crítica | Ana Cañas vive momento de glória ao cantar Belchior e se consagra como grande cantora da MPB

Ana Cañas na turnê Ana Cañas Canta Belchior: momento de glória em seus 20 anos de carreira e que a consagra como grande cantora da MPB – Foto: Higor Nery – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A cantora Ana Cañas vive um momento de glória em sua carreira de duas décadas de palcos com o aclamado show Ana Cañas Canta Belchior, que vem lotando e emocionando plateias em todo o Brasil.

Ao revisitar a obra do compositor cearense e reapresentá-la às novas gerações, a artista presta verdadeiro tributo à memória da música popular brasileira, também conhecida como boa e velha MPB. E faz isso de modo corajoso e independente, sem apoio de grandes conglomerados do entretenimento, transmutando-se em uma espécie de guerrilheira da canção

No show, com exímios músicos — Fabá Jimenez (violão e guitarra), Adriano Grineberg (teclados), Meno Del Picchia (contrabaixo) e Loco Sosa (bateria) — e uma equipe feminina no comando dos bastidores — a empresária Amanda Souza e a produtora Juliana Periscinotto —, fica evidente ao espectador a força atemporal da obra de Antonio Carlos Belchior (1946-2017), um artista que não se ajustou às regras do opressivo sistema do showbusiness.

Universal, a obra de Belchior consegue dialogar de forma profunda com as questões — e agruras — do Brasil de hoje. Além disso, o público fica tocado pela delicadeza dos arranjos e a forma pessoal como Ana Cañas conduz o show, em palavras e canções.

Ana Cañas compartilha historias de sua vida e profissão em Ana Cañas Canta Belchior, tocando o coração do público com sua verdade – Foto: Higor Nery – Blog do Arcanjo

A cantora faz questão de também compartilhar sua história com o público, demonstrando com humildade sua vulnerabilidade. Ela canta e fala de coração aberto, revelando passados familiares, como uma briga que a deixou dez anos sem falar com sua mãe, cuja relação já foi restabelecida com a maturidade e o amor mútuo de ambas, e detalhes do começo de sua carreira, época de muitos perrengues financeiros atrás do sonho de ser uma artista brasileira, algo tão comum a quem vive dessa dura carreira.

Não à toa, a família de Belchior percebeu o respeito e a potência da cantora e liberou para Ana Cañas suas disputadas músicas — o filho do artista, Mikael Belchior, assistiu, emocionado, ao show que lotou o gigantesco Teatro Bradesco, em São Paulo, em abril último. E a forma como o projeto nasceu, com Ana cantando Belchior em uma live na pandemia financiada por seus fãs, que depois gerou o álbum independente — vencedor do Prêmio Arcanjo de Cultura —, só legitima ainda mais esta aguerrida artista.

Ana Cañas Canta Belchior é momento especial na trajetória da cantora paulistana Ana Cañas que a consagra como uma das grandes artistas femininas da história da música popular brasileira – Foto: Higor Nery – Blog do Arcanjo

Em Ana Cañas Canta Belchior, a cantora paulistana pega o bastão de grande cantora da MPB de sua geração, valorizando outras que fizeram o mesmo caminho árduo, como Elis Regina, memória obrigatória quando o assunto é Belchior, ao dialogar com a obra de um compositor tão profundo de modo tão potente.

Em um cenário de jovens cantoras algoritmadas pelo pop instantâneo, Ana Cañas busca a história e as profundezas de si, de Belchior e do Brasil, para reinventar a figura da grande cantora de música popular brasileira. Com isso, valoriza a tradição de nossa música, de nossa arte, de nossa cultura. E isso, nos tempos em que vivemos, é um feito e tanto, merecedor de aplausos de pé.

Ana Cañas Canta Belchior Tour
Avaliação: Ótimo ✪✪✪✪
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

Conheça as novas datas e locais da turnê Ana Cañas Canta Belchior e retire seu ingresso

Siga @ana_canas e acompanhe as novidades da artista

Grande cantora da MPB, Ana Canãs conquista o público de todo o Brasil, lotando plateias com a turnê Ana Cañas Canta Belchior – Foto: Higor Nery – Blog do Arcanjo

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo de Cultura, Melhores do Ano Blog do Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor dos Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil. Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.