Museu Ema Klabin reabre com novidades no Jardim Europa em SP
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Completando 15 anos em 2022, a Casa Museu Ema Klabin está passando por adaptações e voltará a reabrir todas as suas portas em setembro. Já tendo se adaptado e criado uma expedição virtual devido aos tempos de pandemia, o Museu, que já se encontra com seus jardins abertos ao público, também pretende oferecer aos seus visitantes exposições em formato híbrido, mesclando tanto o presencial, quanto o digital.
Novas propostas para novos tempos
A responsável pela criação do projeto de Digitalização da Coleção Ema Klabin foi proposto Fernanda Paiva Guimarães, nova superintendente da instituição. Ela diz que o projeto foi construído por mais de 20 funcionários do museu para concorrer a um edital do BNDS+ Matchfunding 2020, e que todos os recursos captados depois de o projeto ser selecionado foi o que possibilitou as atividades culturais deste ano continuarem acontecendo.
Com este projeto, a Casa Museu também procura se integrar aos novos tempos, não apenas criando uma imitação da experiência de uma visita física, mas refletindo e propondo novas maneiras de atuação, interação e apreciação digitais de seu acervo. Conectando temas como colecionismo, protagonismo feminino e outras propostas e formas de produções artísticas, culturais e educacionais, a instituição já conta com as exposições digitais Balada do Terror e 8 Variações, de Maria Bonomi, Desastres de Guerra, de Francisco Goya, e também uma exclusiva ao Falsificador Espanhol, um artista ainda anônimo que teve suas falsificações reconhecidas no meio artístico.
O museu também já prepara um tema para a celebração dos 15 anos de visitação do público, Dicotomias, em que Paulo Costa propõe “mobilizar os binômios sagrado/profano, erudito/popular, civilização/barbárie, cultural/natural, entre outros, para propor uma quebra dos binarismos que andam fazendo tão mal a todas as esferas da vida humana além de reavaliar o papel dos museus na apresentação de suas coleções ao público”.
Enquanto não chega setembro para você agendar sua visita à Casa Museu Ema Klabin, confira aqui o site da instituição para fazer seu tour virtual!
Confira também o canal oficial da Casa Museu no YouTube:
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.