Museu Ema Klabin reabre com novidades no Jardim Europa em SP

A Casa Museu Ema Klabin reabrirá para visitação em setembro - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo
A Casa Museu Ema Klabin reabrirá para visitação em setembro – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Completando 15 anos em 2022, a Casa Museu Ema Klabin está passando por adaptações e voltará a reabrir todas as suas portas em setembro. Já tendo se adaptado e criado uma expedição virtual devido aos tempos de pandemia, o Museu, que já se encontra com seus jardins abertos ao público, também pretende oferecer aos seus visitantes exposições em formato híbrido, mesclando tanto o presencial, quanto o digital.

Novas propostas para novos tempos

A responsável pela criação do projeto de Digitalização da Coleção Ema Klabin foi proposto Fernanda Paiva Guimarães, nova superintendente da instituição. Ela diz que o projeto foi construído por mais de 20 funcionários do museu para concorrer a um edital do BNDS+ Matchfunding 2020, e que todos os recursos captados depois de o projeto ser selecionado foi o que possibilitou as atividades culturais deste ano continuarem acontecendo.

Com este projeto, a Casa Museu também procura se integrar aos novos tempos, não apenas criando uma imitação da experiência de uma visita física, mas refletindo e propondo novas maneiras de atuação, interação e apreciação digitais de seu acervo. Conectando temas como colecionismo, protagonismo feminino e outras propostas e formas de produções artísticas, culturais e educacionais, a instituição já conta com as exposições digitais Balada do Terror e 8 Variações, de Maria Bonomi, Desastres de Guerra, de Francisco Goya, e também uma exclusiva ao Falsificador Espanhol, um artista ainda anônimo que teve suas falsificações reconhecidas no meio artístico.

O museu também já prepara um tema para a celebração dos 15 anos de visitação do público, Dicotomias, em que Paulo Costa propõe “mobilizar os binômios sagrado/profano, erudito/popular, civilização/barbárie, cultural/natural, entre outros, para propor uma quebra dos binarismos que andam fazendo tão mal a todas as esferas da vida humana além de reavaliar o papel dos museus na apresentação de suas coleções ao público”.

Enquanto não chega setembro para você agendar sua visita à Casa Museu Ema Klabin, confira aqui o site da instituição para fazer seu tour virtual!

Confira também o canal oficial da Casa Museu no YouTube:

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico de artes Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Band e UOL. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Foto: Edson Lopes Jr.

© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados | Proibida reprodução sem citação com link.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *