Obra O Abraço é revitalizada em prédio pelo Festival CURA em Belo Horizonte

A obra O Abraço será repintado pelo festival CURA - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo
A obra O Abraço será repintada pelo festival CURA – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Uma das lendas do graffiti em Belo Horizonte, a obra O Abraço, feita em 2017 como parte da comemoração dos 120 anos de BH, está sendo repintado graças ao CURA – Circuito Urbano de Arte, o festival de arte pública mais importante do Brasil.

Uma das pinturas mais queridas do público belo-horizontino, criada pelo artista DMS (Davi de Melo Santos), além de ser extremamente simbólica nesses tempos de pandemia e quarentena, sofreu muito com as condições do tempo devido aos problemas de infraestrutura do prédio em que foi pintado.

Símbolo importante em tempos de pandemia e isolamento social

As idealizadoras e curadoras do festival, Priscila Amoni, Juliana Flores e Janaína Macruz, dizem entusiasmadas sobre a importância da repintura de O Abraço para o atual contexto: “A versão 2021 vem num momento especial, de esperança, onde estamos todas sonhando com um abraço. Abraçar a família, os amigos, a rua, a cidade, a vida. Um abraço ao ar livre vendo o céu azul do dia, ou as estrelas da noite. Um abraço onde caibam todas, todos e todes. Um abraço do bem viver que nos conecte ao passado e nos mostre um caminho para construir um futuro onde este gesto singelo e forte seja a metáfora da nossa sociedade”. É impossível não concordar com elas!

O Festival Cura, que teve sua 5ª edição em 2020, foi responsável pela viabilização de 18 obras de arte em fachadas e empenas de Belo Horizonte, e todas podem ser contempladas do 1º, e até então único, Mirante de Arte Urbana do mundo, na Rua Sapucaí. O Abraço foi pintado no Edifício Príncipe de Gales, que fica localizado na Rua dos Tupinambás, nº 179.

Confira mais sobre a revitalização da obra O Abraço e sobre o CURA pelo Instagram do festival:

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *