Setor audiovisual tem queda de 30% nas produções e postos de trabalho com redução de séries nacionais no streaming

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
No momento, as séries brasileiras enfrentam uma crise no mercado de streaming. Dados recentes indicam uma queda de 30% nas produções e nos postos de trabalho no setor audiovisual, especialmente em São Paulo, conforme registrado pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual (Sindcine) e divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo em reportagem de Eduardo Moura. Profissionais como roteiristas e assistentes de produção relatam maior dificuldade em encontrar emprego, e muitas séries nacionais têm sido removidas dos catálogos das plataformas.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu um inquérito para investigar cláusulas contratuais consideradas “draconianas” que estariam prejudicando os roteiristas. A concentração do mercado em poucas produtoras também dificulta as negociações de contratos. Embora algumas plataformas apontem que houve um “boom” de produções no pós-pandemia e que a percepção de esfriamento do mercado seria um ajuste, muitos profissionais sentem o impacto direto, com diminuição de renda e a necessidade de buscar trabalho em outras áreas, como TV aberta e conteúdo para internet.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.