Ícone homoerótico, fotógrafo Alair Gomes inspira novas gerações em seu centenário

Alair Gomes e suas fotos ainda são uma grande inspiração e referência para a fotografia homoerótica - Foto - Alair Gomes - Divulgação - Blog do Arcanjo - 2021
Alair Gomes e suas fotos ainda são uma grande inspiração e referência para a fotografia homoerótica – Foto – Alair Gomes – Divulgação – Blog do Arcanjo – 2021

Por MOISÉS BORGES*
@moiborges

Alair Gomes é desses seres múltiplos que transitam por diversas áreas do conhecimento, criando diálogos entre elas, e é difícil sintetizar uma pessoa como ele. Reconhecido por seu trabalho com a fotografia homoerótica de corpos masculinos nas décadas de 1970 e 1980, antes trabalhou como crítico literário, professor de física e matemática, e também foi autodidata em filosofia, estética e história da arte, biologia e psicologia. Se ainda estivesse por aqui, completaria centenário em 21 de dezembro de 2021. A efeméride merece uma análise de seu legado e também a apresentação de alguns trabalhos contemporâneos que seguem seus passos, como FLSH MAG, Higor Nery Fotografia, Projeto Individual, The Lonely Project by Ricardo Rico e André Medeiros Martins.

*Colaboração para o Blog do Arcanjo

Alair Gomes foi um amálgama de conhecimento e sensibilidade

Alair Gomes em um auto retrato - Foto: Alair Gomes - Divulgação - Blog do Arcanjo - 2021
Alair Gomes em um autorretrato – Foto: Alair Gomes – Divulgação – Blog do Arcanjo – 2021

Nascido em dezembro de 1921 na cidade de Valença, mudou ainda cedo para a capital, Rio de Janeiro. Formou-se em engenharia civil e eletrônica em 1944, abandonando a profissão em 1948 para se dedicar aos seus estudos autônomos e suas produções artísticas, chegando a lecionar Filosofia na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e participar de outros eventos acadêmicos. Em 1946, Alair criou juntamente com o poeta Marcos Konder Reis a revista literária Magog que, segundo Antônio Cândido, um dos maiores críticos literários do Brasil, era uma das melhores revistas da época.

Uma das séries do fotógrafo - Foto: Alair Gomes - Divulgação - Blog do Arcanjo - 2021
Uma das séries do fotógrafo – Foto: Alair Gomes – Divulgação – Blog do Arcanjo – 2021

Aos 33 anos Alair Gomes deu início à escrita dos seus Journals, posteriormente compilados como Intimate Writings, um diário escrito majoritariamente em inglês, desbravando literariamente em detalhes os encontros íntimos com seus amantes e seus amores.

O homoerotismo sempre esteve presente em seu trabalho fotográfico - Foto: Alair Gomes - Divulgação - Blog do Arcanjo - 2021
O homoerotismo sempre esteve presente em seu trabalho fotográfico – Foto: Alair Gomes – Divulgação – Blog do Arcanjo – 2021

Na década de 1970 e 1980 Alair tinha, de seu apartamento, uma vista privilegiada da praia de Ipanema, em que conseguia facilmente avistar o concorrido espaço entre os postos 8 e 9, em uma época na qual Leila Diniz exibir sua barriga de grávida, ou Fernando Gabeira, na volta do exílio, usar uma sunga de crochê eram tabus enormes.

E foi dos fundos desse apartamento, à distância, como bom voyeur, que Alair começou a fotografar as nuances dos corpos masculinos, que ali transitavam e interagiam, que se exercitavam e se exibiam naquele paraíso tropical, para então partir para ensaios mais íntimos e pessoais, com modelos profissionais ou não, e sem o lado indiscreto do voyeurismo, mas sempre com teor homoerótico. E não podemos esquecer que durante esses anos a ditadura militar era ferrenha com este tipo de conteúdo.

Uma de suas séries em Ipanema - Foto: Alair Gomes - Divulgação - Blog do Arcanjo - 2021
Uma de suas séries em Ipanema – Foto: Alair Gomes – Divulgação – Blog do Arcanjo – 2021

Certamente, seus anos de estudos e de dedicação em vários campos do conhecimento e um certo prazer no voyeurismo o fizeram se tornar um dos maiores ícones do nu masculino na fotografia e inspirar toda uma nova geração de fotógrafos, sendo referência para qualquer um que se aventure nestas veredas.

Com seu voyeurismo Alair Gomes conseguia imagens deliciosamente maravilhosas - Foto: Alair Gomes - Divulgação - Blog do Arcanjo - 2021
Com seu voyeurismo Alair Gomes conseguia imagens deliciosamente maravilhosas – Foto: Alair Gomes – Divulgação – Blog do Arcanjo – 2021

Alair Gomes inspira novas gerações de fotógrafos do corpo masculino

Com uma obra tão pungente, Alair Gomes é referência a qualquer fotógrafo que trate da sensualidade do corpo masculino no Brasil. Não custa lembrar uma entrevista ao Blog do Arcanjo sobre a revista digital FLSH MAG, criada pelos fotógrafos João Maciel e Rafael Medina, e que tem a influência de Alair Gomes em seus trabalhos. A trajetória do fotógrafo também foi visitada na peça Alair, com o ator Edwin Luisi como protagonista. Conheça trabalhos da nova geração inspirados pelo voyeur de Ipanema, como a FLSH MAG, Higor Nery Fotografia, Projeto Individual, The Lonely Project by Ricardo Rico e André Medeiros Martins.

Moisés Borges é licenciado em Inglês pela Faculdade de Letras da UFMG e além de educador e amante de línguas, trabalha como freelancer com escritas, revisões, traduções, transcrições e todo o leque de possibilidades que um beletrista possa atuar. Colabora com o Blog do Arcanjo desde 2021.
Siga @moiborges

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *