CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto completa 20 anos e homenageia Marisa Orth

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A 20ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto celebra duas décadas de dedicação à preservação, história e educação do audiovisual brasileiro. De 25 a 30 de junho, a cidade histórica mineira de Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade, será palco de uma programação inteiramente gratuita, com a exibição de 147 filmes, debates e encontros estratégicos, sob organização da Universo Produção, que também faz a Mostra de Cinema de Tiradentes, o CineBH e o Brasil CineMundi, em seu projeto Cinema Sem Fronteiras, sob direção de Raquel Hallak.
Neste ano, a mostra se aprofunda no humor feminino no cinema brasileiro, destacando o papel das mulheres na subversão de estereótipos e na criação de narrativas cômicas. A atriz Marisa Orth, ícone da versatilidade e crítica social, será a grande homenageada, reconhecida por sua contribuição singular ao humor nacional.

A preservação audiovisual ganha destaque com o novo Prêmio Preservação, que em sua primeira edição homenageia o professor João Luiz Vieira por sua incansável atuação na área. A temática Educação abordará os acervos como lugares de memória, explorando seu potencial pedagógico e o acesso a narrativas diversas, incluindo a implementação da Lei 13.006/2014. A socióloga Maria Angélica Santos será a primeira a receber o Prêmio Cinema e Educação.
Com uma Mostra Competitiva inédita focada em “Arquivos em Questão”, a CineOP 2025 promete uma imersão completa no universo cinematográfico, reafirmando seu papel como um espaço vital para a memória, formação e articulação de políticas públicas do audiovisual brasileiro. Confira a programação!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.