Grupo Galpão propõe sensibilidade com peça sonora Quer Ver Escuta

Grupo Galpão faz a peça radiofônica Quer Ver Escuta - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo
Grupo Galpão faz a peça radiofônica Quer Ver Escuta – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Neste mundo acelerado pelas novas tecnologias, o Grupo Galpão aposta na sensibilidade de uma volta a um passado mais vagaroso e prazeiroso, com a peça radiofônica Quer Ver Escuta. A obra estreou no último fim de semana na Rádio Inconfidência, a tradicional emissora de rádio com 85 anos de história em Belo Horizonte, cidade onde fica a sede da premiada companhia teatral mineira.

Os cinco episódios podem ser ouvidos aos sábados e domingos, 21h, na FM 100,9 na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e pela AM 880, em Minas Gerais. Quem não está nas alterosas pode ouvir pelo site da emissora: inconfidencia.com.br com transmissão para o mundo todo.

As incertezas e a alienação dos tempos atuais figuram no trabalho sonoro que tem inspiração no poema Quer ver?, do escritor mineiro Francisco Alvim. Com direção de Marcelo Castro e Vinícius de Souza, Quer Ver Escuta traz, no elenco, Antonio Edson, Eduardo Moreira, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André e Teuda Bara, com participações especiais de Alberto Pucheu, Clara Kutner, Felipe Andrade, José Artur Coelho de Aguiar, Masha Serebryakova, Mírian Cavour, Paulo José, Rossandra Cabreira, Simonete Torres, Walmor Corrêa e Zora Santos.

Ainda integram o projeto textos dos escritores Alberto Pucheu, André Dahmer, Angélica Freitas, Júlia Panadés, Prisca Agustoni e Ricardo Aleixo, selecionados no final de 2019 e em 2020 durante o preparo da peça, que seria feita presencialmente, não fosse a pandemia.

O Blog do Arcanjo compartilha a sinopse de Quer Ver Escuta:

As pessoas acostumaram-se a trabalhar e a se divertir com retinas grudadas às telas eletrônicas. O olhar, portanto, acaba confinado ao excesso de imagens e a mínimos espaços. Por meio das delicadezas do ouvir, ao contrário, é possível ampliar, dia a dia, os modos de fruição da vida – e da arte. Os sons, afinal, nos tornam do tamanho que bem desejarmos. Eis o mote da nova experiência estética – e sonora – do Grupo Galpão.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *