Mesmo na pandemia, Festival de Cinema de Gramado tem 760 filmes inscritos

De olho no Kikito: 760 filmes se inscreveram no Festival de Cinema de Gramado 2021 - Foto: Diego Vara/Agência Pressphoto/Divulgação - Blog do Arcanjo 2021
De olho no Kikito: 760 filmes se inscreveram no Festival de Cinema de Gramado 2021 – Foto: Diego Vara/Agência Pressphoto/Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Mesmo em tempos pandêmicos e com o setor audiovisual vivendo uma de suas maiores crises nas últimas décadas, o Festival de Cinema de Gramado tem 760 filmes inscritos para sua 49ª edição. O Blog do Arcanjo não deixa de notar que isso prova a garra e a resistência do audiovisual brasileiro. O 49º Festival de Cinema de Gramado será realizado entre os dias 13 e 21 de agosto de 2021.

Segundo a organização de Gramado, na série histórica, computada desde 2012, a edição é a quarta com maior número de produções inscritas. Houve aumento de 14% no número de filmes inscritos para as mostras de Curtas-Metragens Brasileiros (CMB), Longas-Metragens Brasileiros (LMB) e Longas-Metragens Estrangeiros (LME). Os 760 filmes inscritos se distribuem da seguinte maneira: 133 longas-metragens brasileiros, 45 longas-metragens estrangeiros e 582 curtas-metragens brasileiros participarão da seleção.

“Sabemos que é um momento difícil para a cadeia do audiovisual. Ter recebido esse número de inscrições em um momento tão difícil reforça nosso compromisso com o setor e nos garante a confiança para realizar mais um Festival. Queremos agradecer a todos os realizadores que confiaram seus filmes a Gramado”, afirma Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur e responsável pelo mais prestigiado evento cinematográfico brasileiro.

Produções de 23 estados e do Distrito Federal estão entre os inscritos. São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná e Minas Gerais são os estados que concentram o maior número de produções. Entre os inscritos estrangeiros, estão produções de países como Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Peru e Uruguai.

Festival de Cinema de Gramado: 760 filmes inscritos em 2021 – Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto/Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

Produções gaúchas

A organização do Festival de Cinema de Gramado abriu na quarta (5) e vai até 25 de maio as inscrições para o Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas e para a Mostra de Longas-Metragens Gaúchos. O Gauchão consagra a parceria entre o Festival de Cinema de Gramado e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, que juntos promovem a mostra pela 18ª vez.

Os participantes concorrem ao troféu em 13 categorias: Melhor filme, Melhor ator, Melhor atriz, Melhor direção, Melhor roteiro, Melhor fotografia, Melhor montagem, Melhor direção de arte, Melhor música, Melhor edição de som, Melhor produção/produção executiva, Júri da Crítica e Menção honrosa. Mantendo o compromisso com as produções locais, Gramado amplia o reconhecimento concedido aos longas gaúchos e, em 2021, anuncia mais uma categoria de premiação para a mostra. Além do Kikito de Melhor Filme de Longa-Metragem Gaúcho, este ano as obras selecionadas também disputarão o troféu de Melhor Filme de Longa-Metragem Gaúcho do Júri Popular.

“Estamos muito felizes em manter as mostras, sobretudo, por serem tão importantes como incentivo à produção gaúcha de cinema. Muitas vezes, a Mostra de Curtas é a porta de entrada para lançar novos cineastas do Estado e, por isso, tão importante para a nossa cultura. E poder ampliar o reconhecimento dos longas gaúchos reforça nosso compromisso com a produção do Rio Grande do Sul”, fala Diego Scariot, gerente de eventos da Gramadotur. Os regulamentos estão disponíveis no site www.festivaldegramado.net.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *