Exclusivo: Alessandra Leão revela capa do disco Macumbas e Catimbós

Blog do Arcanjo mostra em primeira mão a capa de Macumbas e Catimbós, disco de Alessandra Leão – Foto: Bia Varella – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

A compositora, cantora e percussionista Alessandra Leão apresenta nessa sexta-feira (24) seu novo álbum, “Macumbas e Catimbós”, cuja capa a artista pernambucana radicada em São Paulo revela com exclusividade aqui no Blog do Arcanjo.

O trabalho conta com 15 faixas gravadas ao lado de Abuhl Jr. e Maurício Badé. O repertório é guiado por pontos tradicionais tocados em rituais de candomblé, umbanda e jurema.

Quem assina a capa é Juliana Godoy, também responsável pela cenografia, além da direção de arte junto com Marcelo Gandhi e Alessandra Leão. A fotografia é de Bia Varella. A finalização de Vânia Medeiros e Gabriel Quintão.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Alessandra Leao (@alessandra_leao) em

A pedido do Blog do Arcanjo, Alessandra Leão comenta seu novo disco. E também Juliana Godoy diz como foi fazer esta criação artística da capa do álbum.

Alessandra Leão fala sobre disco Macumbas e Catimbós

“No universo das macumbas, há um pensamento integrado da natureza toda como sagrado. Eu, você, nós todos. Gente, bichos, planta como parte integrante e não acima da natureza. Cada coisa tem camadas e segredos para serem aprendidos, trabalhados e guardados em conjunto.

Esse é o norte para a criação de cada parte do Macumbas e Catimbós. Toda a concepção visual foi um caminho trilhado ao mesmo tempo que a produção musical, num processo integrado e entrelaçado, com a presença de pessoas incríveis, artistas que admiro profundamente.

Essa capa é de Juliana Godoy, parceira desde a primeira experiência do que viria a ser esse disco. É também dela a cenografia, além da direção de arte junto com o artista visual Marcelo Gandhi e eu. A fotografia é de Bia Varela e finalização de Vânia Medeiros e Gabriel Quintão.

Desde o início, optou-se por não ser a representação de nenhuma entidade específica, mas de uma energia da natureza, que foi se apresentando durante essa jornada. A máscara feita de talos de taiobas, os elementos, o lugar e as cores que se apresentaram, as músicas que foram “sopradas” durante a foto, a dança que aconteceu nesse encontro, as presenças, a orientação que recebemos depois, as novas camadas encontradas por Juliana Godoy, as plantas que foram sobrepostas, as diversas mãos e camadas de amor, num exercício de escuta e sensibilidade memorável e emocionante.

Não existe macumba nem catimbó sem planta, e nada está acima da natureza. Esse foi um dos recados soprados aos nossos ouvidos.”

Juliana Godoy comenta capa do álbum Macumbas e Catimbós

“Essa capa é um caminho, um processo a tantas mãos e tantos mundos, como Alessandra Leão diz sempre sobre o disco. Veio dessa foto, de um lugar que encontramos e nos abriu portais, da junção de tantas pessoas incríveis e talentosas, num exercício de escuta para além do que éramos.

De uma conversa de Ale com seus guias, o entendimento de que ainda faltavam camadas sobre a foto e a decisão de criarmos uma colagem. Num processo de escuta fui colocando as plantas que senti deveriam estar presentes, das espécies que há tempos falam comigo, compondo aquele espaço, para se tornar um lugar encantado que não está nesse plano, mas existe.

Sobre elas, Guiné, Samambaia e Lavanda, três plantas que nos tem significados imensos.

Por fim o nome do disco, que fui sentindo não poderia ser um carimbo sobreposto a tudo isso, tinha que estar no muro, como se já estivesse lá quando chegamos e por isso não podia ser outra letra, tinha que ser a letra de Ale, que foi quem reuniu essa gente toda de tantos planos, todos que vieram a partir dali pra estar nesse mundo outro, pra pular com ela no que seria esse processo tão profundo e lindo que desembocaria nesse disco que enfim nasce, Macumbas e Catimbós.”

Veja em primeira mão o tracklist do disco Macumbas e Catimbós, de Alessandra Leão

1. Exu chega / Exu guerreiro / Sete Encruzilhadas (Alessandra Leão / Trad. Umbanda)

2. Ogum está de ronda (Alessandra Leão)

3. Awa aabo / Vou levar flores / Pontos para Iemanjá (Tradicional Candomblé e Umbanda)

4. Corre um rio em mim (Alessandra Leão)

5. Tua mão, minha cabeça (Alessandra Leão)

6. Abre a mata, Oxóssi (Alessandra Leão e Abuhl Jr)

7. Ponto para Malunguinho (Tradicional Jurema)

8. Cabocla de pena (Tradicional Jurema)

9. Caboclo arreia (Tradicional Jurema e Cavalo Marinho)

10. No pé da Jurema (Tradicional Catimbó)

11. Vamos, meu Mestre (Tradicional Jurema)

12. Abre a porta / Boiada de 31 (Tradicional Umbanda)

13. Ponto para Preto Velho (Tradicional Umbanda)

14. Hasteia a bandeira (Tradicional Umbanda)

15. Firmei meu ponto / Ponto pro tambor (pontos tradicionais da Umbanda, Jurema e Candomblé)

Clipe de transição

Quatro anos se passaram desde que Alessandra Leão mergulhou intensamente na estreia de “Língua”, sua trilogia de EPs com selo Garganta Records, em parceria com a YB Music.

Para se despedir dessa fase e iniciar o ciclo “Macumbas e Catimbós”, a cantora divulgou videoclipe inédito para a faixa-título do segundo capítulo, “Aço”. Veja:

Siga Miguel Arcanjo no Instagram

Please follow and like us: