55º Festival Nacional da Canção tem curadoria de Henrique Portugal em Minas Gerais

Festival Nacional da Canção acontece em Minas Gerais – Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Minas Gerais respira música. A 55ª edição do Festival Nacional da Canção ganha um toque especial com a curadoria de Henrique Portugal em 2025. Com uma trajetória de mais de 30 anos como tecladista e um dos pilares do Skank, banda que moldou gerações, Portugal traz para o festival um olhar refinado e uma vasta experiência no universo musical. Sua capacidade de transitar por diferentes estilos e sua profunda conexão com a música brasileira são garantias de uma seleção que não apenas honrará a rica história do festival, mas também trará frescor e inovação para o cenário atual.

Henrique Portugal está feliz com o novo desafio. “É uma honra imensa poder contribuir com um festival dessa importância. A música brasileira é um celeiro inesgotável de talentos, e estou ansioso para mergulhar nesse universo de composições e ajudar a revelar as vozes que irão ecoar nos próximos anos. Meu objetivo é fazer uma curadoria que celebre a diversidade e a riqueza da nossa canção, conectando diferentes gerações e estilos”, conta o artista.

A abertura do festival acontecerá na cidade de Tiradentes dias 25 e 26 de julho. Em seguida, ele será realizado dias 1 e 2 de agosto, em São Thomé das Letras; 8 e 9 agosto, em Perdoes; 15 e 16 de agosto, em Três Pontas; 22 e 23 de agosto, em Coqueiral; 29 e 30 de agosto, em Nepomuceno. As semifinais e final acontecerão em Boa Esperança, dias 4, 5 e 6 de setembro de 2025.

Inscrições

Compositores e intérpretes de todo Brasil e do exterior têm até o próximo dia 8 de junho para realizar a inscrição. Este ano, o festival busca superar o número de mil músicas inscritas no ano passado, elevando ainda mais a qualidade das composições. As inscrições devem ser realizadas pelo site oficial www.festival nacional canção.com.br. Além de concorrerem à expressiva premiação de R$ 250 mil reais, os participantes disputarão o cobiçado troféu Lamartine Babo, concedido ao primeiro colocado.

Formato do Festival

Os compositores têm total liberdade para inscrever quantas músicas desejarem, de qualquer gênero musical, mediante uma taxa de R$ 20 por canção. O festival mantém um formato híbrido, com apresentações presenciais e online, e premiações diferenciadas para cada categoria. É fundamental que os intérpretes, sejam do Brasil ou do exterior, cantem suas músicas em português. “Este é um festival sem fronteiras”, destaca Gleizer Naves, idealizador do evento. “O importante é incentivar talentos de qualquer parte do mundo.”

Das músicas inscritas, 120 serão cuidadosamente selecionadas para as etapas classificatórias. A abertura solene acontecerá em Tiradentes, Minas Gerais, nos dias 25 e 26 de julho. Em seguida, o festival percorrerá outras cidades mineiras: São Thomé das Letras (1 e 2 de agosto), Perdões (8 e 9 de agosto), Três Pontas (15 e 16 de agosto), Coqueiral (22 e 23 de agosto) e Nepomuceno (29 e 30 de agosto). As semifinais e a grande final culminarão em Boa Esperança, nos dias 4, 5 e 6 de setembro.

55 anos de história musical

Desde sua criação, o Festival Nacional da Canção tem sido uma vitrine para os talentos musicais do Brasil, contribuindo significativamente para a riquíssima diversidade cultural do país. O Festival nasceu em 1971, no auge dos grandes festivais da televisão brasileira e, desde então, acontece ininterruptamente, levando boa música, além de muita diversão para cidades mineiras. E, neste ano, não será diferente, muita música de qualidade e grandes talentos estão sendo esperados no festival. A grande festa da música popular brasileira.

Detalhes das Inscrições

As inscrições estão abertas até 08/06/2025
Para participar, os interessados devem acessar o site oficial do festival: festivalnacionaldacancao.com.br
O regulamento completo, detalhes sobre critérios de seleção e ou

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *