Festival de Curitiba recebe Denise Di Santos e a magia do Teatro Lambe-Lambe com A Dança do Parto

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial ao Festival de Curitiba
Denise Di Santos, uma das figuras mais emblemáticas do teatro brasileiro, apresenta no Festival de Curitiba, sua primeira montagem no teatro lambe-lambe, A Dança do Parto, que propõe uma reflexão sobre a vida e o corpo, desafiando tabus sobre a sexualidade e a maternidade. Este tipo de teatro, criado por Denise nos anos 80 junto à parceira Ismine Lima, utiliza pequenas caixas para apresentar espetáculos curtos, com bonecos, objetos ou sombras. Inspirado pelos antigos fotógrafos ambulantes, o teatro lambe-lambe é uma experiência íntima e imersiva, que ganha força na programação do AnimaRua, na sua sétima edição, com apresentações de artistas de diversos estados brasileiros e países da América do Sul.
“A gente estava saindo da ditadura e queria desmistificar a ideia de que as crianças vinham com as cegonhas”, explicou Denise, sobre a criação de A Dança do Parto. “Num equipamento minúsculo, colocamos um pouco de verdade para ser absorvida. O lambe-lambe é também um espaço político, social, não só de entretenimento.” A peça, que aborda temas como o aborto e a gestação, gerou reações emocionantes, como o caso de uma mulher que, após assistir à performance, se sentiu preparada para ter outro filho após uma experiência de aborto recente.
Além da montagem, Denise também ministra a masterclass “Um Troco Trocado: o teatro lambe-lambe como reparação histórica das mulheres”, ressaltando a importância do teatro como ferramenta de reflexão social e histórica. A Mostra AnimaRua, que começou em 2017 com um número reduzido de participantes, continua a ser um espaço vibrante e acolhedor para artistas de rua, oferecendo ingressos no modelo “pague quanto vale” e sempre com a possibilidade de contribuição via QR code para facilitar o pagamento.
Acompanhe Miguel Arcanjo no Festival de Curitiba!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.