Olhar de Cinema tem filmes inspirados em livros e escritores

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O cinema sempre andou de mãos dadas com a literatura. Prova disso é a forte presença de filmes inspirados em livros e seus autores que estão entre as mais de 80 produções presentes na programação do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que faz 13ª edição de 12 a 20 de junho de 2024 na capital do Paraná. O Blog do Arcanjo mostra a seguir quatro filmes com essa pegada.
“Mário de Andrade, O Turista Aprendiz”, de Murilo Salles
O longa livremente adapta para o cinema as anotações feitas pelo paulista Mário de Andrade durante viagem realizada pelo Rio Amazonas, que antecedeu sua obra prima “Macunaíma”, de 1928;
“Retrato de um Certo Oriente”, de Marcelo Gomes
O filme de abertura deste ano é uma adaptação do romance Relato de um Certo Oriente do amazonense Milton Hatoum, que ganhou o Prêmio Jabuti.
“Jean Genet Agora”, do diretor argentino Miguel Zeballos
O filme aborda o escritor e ativista francês Jean Genet.
“O Comboio do Medo”, clássico de 1977, do diretor William Friedkin
O filme é uma refilmagem do suspense “O Salário do Medo” (1953), dirigido por Henri-Georges Clouzot, e ambos são baseados no romance do autor francês Georges Arnaud.
+ Olhar de Cinema no Blog do Arcanjo!
- Disney Celebra – Um Natal Inesquecível estreia no Natal de Curitiba: saiba como fazer a audição
- ★★★★ Crítica: Macuco tem sensibilidade poética ao defender preservação da memória, natureza e ancestralidade
- Flávio de Souza lembra suas criações no Provoca da TV Cultura
- Inaê Moreira dança Ecos da Separação no Sesc Bom Retiro
- Cia Teatral As Graças estreia Derrama no Parque da Luz e depois percorre praças, parques e ruas de SP
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.