Adyr Assumpção estreia Leão Rosário sob fortes aplausos no CCBB e celebra 50 anos de teatro

Adyr Assumpção, importante nome do teatro brasileiro, celebra 50 anos de carreira em Leão Rosário no CCBB © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Com a habilidade de um exímio contador de histórias, o ator Adyr Assumpção foi fortemente aplaudido na estreia do solo que concebeu, escreveu e atua, Leão Rosário, sob direção de Eduardo Moreira, no CCBB-SP (Centro Cultural Banco do Brasil), na Sé, em São Paulo, no último fim de semana. A obra fica em cartaz até 23 de junho, com sessões de quinta a segunda. O espetáculo, com inspiração no clássico Rei Lear, de William Shakespeare, traz para a cena a oralidade africana e bebe de fontes como o escritor nigeriano Wole Soyinka e o teatrólogo brasileiro Abdias do Nascimento, que criou o histórico Teatro Experimental do Negro, além de abarcar referências estéticas do icônico artista plástico sergipano Arthur Bispo do Rosário. Na clássica história, um velho rei, ao abdicar e dividir seu vasto reino entre as filhas, toma uma decisão insensata que traz trágicas consequências. Aos 65 anos de vida, o artista mineiro de Belo Horizonte, nascido em 31 de maio de 1958, celebra seus 50 anos de teatro nesta montagem especial. Apaixonado pelos palcos desde a juventude, Adyr estudou no Teatro Universitário (TU) da UFMG, com o qual estreou nos palcos em 1974 em Sonho de Uma Noite de Verão, também de Shakespeare, sob direção de Haydée Bittencourt, nome importantíssimo do teatro mineiro, nos áureos tempos do Festival de Inverno de Ouro Preto. Depois, fez história nos palcos Brasil afora e integrou o Teat(r)o Oficina, de Zé Celso Martinez Corrêa, no retorno do exílio do lendário diretor, tempos de censura feroz. Entre outras conquistas, foi curador e diretor artístico do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte, o FAN. O artista, pioneiro na representatividade negra nos palcos e telas, ainda está no elenco do próximo filme do cineasta Marcos Pimentel, O Silêncio das Ostras, e comanda o canal no YouTube Rádio Guará, em Brumandinho, cidade mineira onde mora, dedicado à culutra e às causas ambientais. A seguir, o Blog do Arcanjo mostra imagens exclusivas da aplaudida estreia de Leão Rosário em São Paulo.

Adyr Assumpção abre os bastidores de Leão Rosário no CCBB-SP ao Blog do Arcanjo

Blog do Arcanjo mostra quem já aplaudiu Adyr Assumpção em Leão Rosário no CCBB-SP em fotos de Rafa Marques

Leão Rosário

De 24/05/2024 até 23/06/2024 – Segundas, quintas e sextas, 19h; sábados e domingos, 17h. 60 min. 12 anos. R$ 30 e R$ 15. CCBB SP- Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – R. Álvares Penteado, 112, Centro Histórico de São Paulo, São Paulo/SP.

Ficha Técnica:

Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil e Ministério da Cultura
Concepção, dramaturgia e atuação: Adyr Assumpção
Direção: Eduardo Moreira
Assistente de direção: Letícia Castilho
Inspirado na obra Rei Lear de William Shakespeare na tradução de Millôr Fernandes
Direção Musical e Preparação Vocal: Ernani Maletta
Preparação Corporal: Camilo Gan
Cenário: Jorge dos Anjos
Objetos e Adereços em bambu: Lúcio Ventania
Adereços: Adriana D’Assumpção
Iluminação: Eliezer Sampaio
Arquitetura: João Diniz
Manto e Farda: Bordados: Stella Guimarães
Manto e Farda: Modelagem: Silvia Reis
Túnicas: Rosângela Cristina de Oliveira
Trilha Sonora Original: Heberte Almeida
Vozes gravadas: Michelle de Sá (Makeda),Elisa de Sena(Akosua),Iasmim Alice(Agotimé), Reibatuque (Rei das Matas), Eduardo Moreira ( Sundiata) e Ernani Maletta (Sotigui).
Músicos: Heberte Almeida, Pablú e Leo Alves
Estúdio de Gravação e Mixagem: Leonardo Marques – Ilha do Corvo
Mixagem de voz : Flora Guerra
Programação Qlab – Vinicius Alves
Fotografia: Pablo Bernardes
Vídeos: Alex Queiróz
Design Gráfico: Flávio Vignoli
Produção Executiva: Tâmara Braga e Maíz d’Assumpção
Idealização e Produção: T’AI Criação e Produção
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *