Adyr Assumpção estreia Leão Rosário sob fortes aplausos no CCBB e celebra 50 anos de teatro

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Com a habilidade de um exímio contador de histórias, o ator Adyr Assumpção foi fortemente aplaudido na estreia do solo que concebeu, escreveu e atua, Leão Rosário, sob direção de Eduardo Moreira, no CCBB-SP (Centro Cultural Banco do Brasil), na Sé, em São Paulo, no último fim de semana. A obra fica em cartaz até 23 de junho, com sessões de quinta a segunda. O espetáculo, com inspiração no clássico Rei Lear, de William Shakespeare, traz para a cena a oralidade africana e bebe de fontes como o escritor nigeriano Wole Soyinka e o teatrólogo brasileiro Abdias do Nascimento, que criou o histórico Teatro Experimental do Negro, além de abarcar referências estéticas do icônico artista plástico sergipano Arthur Bispo do Rosário. Na clássica história, um velho rei, ao abdicar e dividir seu vasto reino entre as filhas, toma uma decisão insensata que traz trágicas consequências. Aos 65 anos de vida, o artista mineiro de Belo Horizonte, nascido em 31 de maio de 1958, celebra seus 50 anos de teatro nesta montagem especial. Apaixonado pelos palcos desde a juventude, Adyr estudou no Teatro Universitário (TU) da UFMG, com o qual estreou nos palcos em 1974 em Sonho de Uma Noite de Verão, também de Shakespeare, sob direção de Haydée Bittencourt, nome importantíssimo do teatro mineiro, nos áureos tempos do Festival de Inverno de Ouro Preto. Depois, fez história nos palcos Brasil afora e integrou o Teat(r)o Oficina, de Zé Celso Martinez Corrêa, no retorno do exílio do lendário diretor, tempos de censura feroz. Entre outras conquistas, foi curador e diretor artístico do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte, o FAN. O artista, pioneiro na representatividade negra nos palcos e telas, ainda está no elenco do próximo filme do cineasta Marcos Pimentel, O Silêncio das Ostras, e comanda o canal no YouTube Rádio Guará, em Brumandinho, cidade mineira onde mora, dedicado à culutra e às causas ambientais. A seguir, o Blog do Arcanjo mostra imagens exclusivas da aplaudida estreia de Leão Rosário em São Paulo.
Adyr Assumpção abre os bastidores de Leão Rosário no CCBB-SP ao Blog do Arcanjo
















Blog do Arcanjo mostra quem já aplaudiu Adyr Assumpção em Leão Rosário no CCBB-SP em fotos de Rafa Marques
























Leão Rosário
De 24/05/2024 até 23/06/2024 – Segundas, quintas e sextas, 19h; sábados e domingos, 17h. 60 min. 12 anos. R$ 30 e R$ 15. CCBB SP- Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – R. Álvares Penteado, 112, Centro Histórico de São Paulo, São Paulo/SP.
Ficha Técnica:
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil e Ministério da Cultura
Concepção, dramaturgia e atuação: Adyr Assumpção
Direção: Eduardo Moreira
Assistente de direção: Letícia Castilho
Inspirado na obra Rei Lear de William Shakespeare na tradução de Millôr Fernandes
Direção Musical e Preparação Vocal: Ernani Maletta
Preparação Corporal: Camilo Gan
Cenário: Jorge dos Anjos
Objetos e Adereços em bambu: Lúcio Ventania
Adereços: Adriana D’Assumpção
Iluminação: Eliezer Sampaio
Arquitetura: João Diniz
Manto e Farda: Bordados: Stella Guimarães
Manto e Farda: Modelagem: Silvia Reis
Túnicas: Rosângela Cristina de Oliveira
Trilha Sonora Original: Heberte Almeida
Vozes gravadas: Michelle de Sá (Makeda),Elisa de Sena(Akosua),Iasmim Alice(Agotimé), Reibatuque (Rei das Matas), Eduardo Moreira ( Sundiata) e Ernani Maletta (Sotigui).
Músicos: Heberte Almeida, Pablú e Leo Alves
Estúdio de Gravação e Mixagem: Leonardo Marques – Ilha do Corvo
Mixagem de voz : Flora Guerra
Programação Qlab – Vinicius Alves
Fotografia: Pablo Bernardes
Vídeos: Alex Queiróz
Design Gráfico: Flávio Vignoli
Produção Executiva: Tâmara Braga e Maíz d’Assumpção
Idealização e Produção: T’AI Criação e Produção
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio
- Roberto Carlos faz show único no Tokio Marine Hall para celebrar 30 anos da casa de shows em SP
- Sucesso há 25 anos, peça Maria Peregrina estreia no e-Teatro WeDo!
- FITA une espetáculos consagrados a estreias em sua 17ª edição em Angra dos Reis de 22/8 a 7/7
- ★★★★ Crítica: Marku Musical consagra o grande artista Marku Ribas com talentosa performance familiar
- Marjorie Gerardi herda papel de Julia Roberts em Closer, faz dois filmes e avisa: ‘Estou pronta para a próxima’
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.