Ivete Sangalo aposta no samba em nova turnê Clareou e descarta aposentadoria

Ivete Sangalo lança turnê de samba Clareou © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O baiano Dorival Caymmi cantou em O Samba da Minha Terra: “Quem não gosta de samba bom sujeito não é”. E, pelo jeito, o samba voltou a estar em alta na música brasileira. Assim como fez Ludmilla em mergulho de sucesso recente no gênero com a turnê Numanice, agora é a vez de Ivete Sangalo trilhar um novo e significativo capítulo de sua carreira, deixando o axé de lado para fazer um diálogo com o samba. A cantora baiana lançou a turnê “Clareou”, um projeto inteiramente dedicado ao samba, nesta terça, 17 de junho, em São Paulo.

Segundo ela, a iniciativa reflete uma profunda memória afetiva que vem da casa dos seus pais e de sua infância, que a criaram imersa nos clássicos do gênero. Ivete ainda revelou que o samba é uma prioridade neste momento, um som que ela ama e que a tira da zona de conforto conhecida, o axé.

O título da turnê é uma homenagem à cantora mineira Clara Nunes, artista que Ivete admirava desde criança e cuja canção “Conto de Areia” foi a primeira que aprendeu a cantar por completo.

A turnê, com shows em espaços abertos a partir de outubro em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre, promete uma experiência imersiva ao público, segundo a baiana.

Ivete ainda expressou o desejo de que o público descubra ou redescubra a riqueza do samba através de sua performance, que poderá contar com a participação especial de seu filho, Marcelo Sangalo.

Assim como seus pais fizeram com ela, ela retransmite o legado do samba à próxima geração dos Sangalo.

Ivete Sangalo descarta aposentadoria após turnê Clareou: “Não me vejo longe dos palcos”

Na coletiva de imprensa para lançar a turnê Clareou, Ivete Sangalo descartou aposentadoria após a turnê e disse que seguirá cantando, como sempre.

“Eu não me vejo longe dos palcos porque eu não me vejo longe da música. Eu comecei a cantar profissionalmente com 21 anos e eu tenho mais tempo de vida cantando do que não cantando”, lembrou.

“Eu tenho um prazer muito grande em cantar e o palco é um lugar onde eu consigo compartilhar esse prazer com muita gente”, fez questão de reforçar.

“A música é um lugar de alegria e diversão. Eu não trabalho no palco, mas sim fora dele e isso é muito importante para mim. Eu tenho tanto tempo como cantora que eu não saberia o que fazer”

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *