Zé Manoel e Amaro Freitas fazem show Clube da Esquina na Casa Natura Musical após encontro com Alaíde Costa

Por RUNAN BRAZ*
Especial para o Blog do Arcanjo
É tão lindo quando gerações diferentes conseguem se encontrar em um propósito comum de arte. Esse diálogo musical em forma de homenagem ao Clube da Esquina, famoso disco de 1972 de Milton Nascimento com outros mineiros ilustres, acontece no encontro de Amaro Freitas e Zé Manoel, em show marcado pra 23 de maio, na Casa Natura Musical. O Blog do Arcanjo viu o projeto em apresentação em março no Sesc 14 Bis, quando contou com participação especial da gigante Alaíde Costa. A gente nem precisa dizer que Alaide Costa é uma das maiores cantoras da história da MPB. A lendária cantora do Rio de 88 anos, com 70 anos de carreira, ganhou todos os holofotes nos últimos anos e sua última exibição é mais uma marca brilhante em sua carreira. Ela foi alvo de um projeto de valorização da sua trajetória na música popular brasileira, encampado pelo rapper Emicida em 2022. Alaíde inclusive falou sobre isso no palco: ‘Nunca me senti tão valorizada quanto agora’, confidenciou à plateia antes de ser ovacionada. Já Zé Manoel é um dos músicos mais promissores da nova geração. Nascido em Petrolina/PE, o artista vem talhando uma carreira profícua em colaborações com mestres antecessores, caso de Alaide, e também com seus pares geracionais, caso de Amaro Freitas. O pianista e compositor de jazz recifense vem se destacando por sua virtuosidade nas teclas brancas e pretas, que o torna um dos músicos mais disputados e reconhecido da cena contemporânea, com críticas no New York Times, ativas para seu trabalho genial e efusivo nos palcos mundo afora. Precisamos repetir, no New York Times. Ver os três reunidos foi como enxergar um bastão na linha do tempo da cultura nacional. Que consegue fazer o ontem e o hoje se conversar em prol de um futuro mais justo, mais preto e mais musical.

*Runan Braz é jornalista graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Já colaborou com textos sobre arte e cultura para veículos como a Revista Teatral Legítima Defesa, Blog do Arcanjo e Alma Preta Jornalismo.
- Marjorie Gerardi herda papel de Julia Roberts em Closer, faz dois filmes e avisa: ‘Estou pronta para a próxima’
- Mouhamed Harfouch visita suas origens árabes na comédia Meu Remédio no Teatro Santos Augusta
- ★★★★ Crítica: Chatô e Os Diários Associados – 100 Anos de Paixão é vibrante viagem no tempo pelo Brasil do século 20
- Nany People celebra 60 anos com festão na Tunnel em SP
- Morre Simon Magalhães, grande artista que o Brasil não soube aproveitar
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.