Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo convoca verde e amarelo junto ao arco-íris

Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo quer 3 milhões de verde e amarelo na Avenida Paulista em 2 de junho igual Madonna e Pabllo Vittar © Manu Scarpa Agência Brazil News Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Colaborou Tiago Lira

Retomar o símbolo que é de todos os brasileiros. A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo aproveitou o embalo de Madonna envolta na bandeira do Brasil com Pabllo Vittar no mega show do último sábado para convocar que os participantes usem verde e amarelo junto às cores do arco-íris no desfile. O objetivo é ressignificar a nossa bandeira e apropriá-la pela diversidade.

A Parada está marcada para o domingo 2 de junho, na Avenida Paulista, com expectativa de reunir 3 milhões de pessoas. Na quinta, 31 de maio, terá a tradicional Feira Cultural da Diversidade LGBT+. E no dia 7 de dezembro já está marcada mais uma edição da Premiação Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+.

A convocação “verde e amarela” quer mostrar que bandeira e as cores do Brasil pertencem a todos os brasileiros e não só a determinados grupos sociais que se apropriaram das cores pátrias para disseminar discursos de ódio.

Madonna trouxe a mensagem de que é preciso se unir e que as cores brasileiras são de todos. Como diz o hino: “Brasil, de amor eterno seja símbolo, o lábaro que ostentas estrelado, e diga o verde-louro dessa flâmula, paz no futuro e glória no passado”.

Que assim seja.

woman holding rainbow flag
Arco-íris vai se misturar ao verde e amarelo na Parada SP – Photo by Ronê Ferreira on Pexels.com

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *