Peça boliviana de sucesso no Festival de Curitiba, Ensaio sobre o Vazio chega a São Paulo na SP Escola de Teatro

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Após sucesso no 32º Festival de Curitiba, onde foi destaque internacional do Fringe, a peça boliviana “Ensaio sobre o Vazio”, vinda de Santa Cruz de la Sierra, fica em cartaz na Unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro entre 12 e 14 de abril na residência artística internacional da companhia Aldea Cultural/Laboratorio 21, com direção de Sergio Marcio Palacios. As sessões são sexta e sábado, 20h30, e domingo, 18h (compre seu ingresso). Apresentada em espanhol, a obra recebeu convite para as apresentações em São Paulo feito pelo coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais, Miguel Arcanjo Prado, em nome do diretor executivo da instituição, Ivam Cabral, durante a Rodada de Conexões. O evento do Festival de Curitiba, em parceria com o Sebrae-PR, aproximou companhias teatrais de curadores e programadores do Brasil e do mundo.
Ensaio Sobre o Vazio: Compre seu ingresso para a peça boliviana em SP!

As expectativas que temos para São Paulo são muito altas, já que será a primeira vez da companhia de teatro boliviana na cidade, e ainda em um lugar significativo para o teatro brasileiro. Então, estamos muito emocionados e nos preparando, como atrizes, para dar o nosso melhor para o público de São Paulo, que é o que ele merece. Esperamos que vocês gostem tanto como nós gostamos de fazer esse espetáculo.
Alejandra Góngora
atriz boliviana


Baseado em depoimentos das atrizes e inspirado na vida e na obra de Alejandra Pizarnik, Alfonsina Storni, Anne Sexton, Lizzie Siddal, Florbela Espanca, Sarah Kane, Sylvia Plath e Virginia Woolf, o texto fala sobre a depressão, a dor, a angústia, a ansiedade e o vazio, mas também a esperança, trazendo uma temática sensível, mostrando as vozes e textos de oito escritoras.

“A SP Escola de Teatro tem profunda ligação com a Bolívia, país com o qual já realizamos diversos intercâmbios culturais, além de termos constantemente a comunidade imigrante boliviana residente em São Paulo em atividades na instituição”, lembra o diretor executivo da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral.
“Foi prazeroso testemunhar o sucesso do grupo Aldea Cultural/Laboratório 21, de Santa Cruz de la Sierra, no Festival de Curitiba. Durante o Rodada de Conexões, esta importante ação do Festival de Curitiba com o Sebrae-PR para o fomento da economia criativa, pude realizar o convite em nome do nosso diretor Ivam Cabral para que estendessem sua permanência no Brasil com esta temporada na SP Escola de Teatro, o que foi prontamente aceito pela companhia, que se apresenta pela primeira vez na capital paulista”, diz Arcanjo, responsável pela curadoria das salas teatrais da SP Escola de Teatro.

Interior da mente de três atrizes
Tomando como inspiração a obra de oito artistas brilhantes, “Ensaio Sobre o Vazio” propõe uma viagem ao interior da mente de três atrizes. Três jovens que expõem no palco todas as suas emoções, medos, sonhos, desejos e fragilidades. Numa montagem minimalista, de tom poético e toque experimental, o espectador é convidado a navegar pelo universo pessoal de três mulheres intensas, para vivenciar uma experiência singular e de forte carga dramática.
Os relatos das próprias atrizes se combinam com poemas e fragmentos das autoras que inspiram a peça, gerando um resultado em que se confundem os limites entre ficção e realidade. “Qual será a sensação de se lançar ao vazio?” pergunta Bella. E esta é uma das buscas da montagem, numa espécie de exploração das emoções produzidas por essa sensação de vazio. Nesse processo de descoberta sensível e delicado, as projeções audiovisuais, a poesia e a música ao vivo ajudam a criar a atmosfera ideal para que as atrizes desnudem suas almas diante do público.
+ Confira outras peças em cartaz na SP Escola de Teatro

ENSAIO SOBRE O VAZIO
FICHA TÉCNICA
Companhia: Aldea Cultural / Laboratorio 21
Direção: Sergio Marcio Palacios
Elenco: Bella Rojas, Alejandra Góngora, Salem Troncoso
SERVIÇO
Espetáculo: “Ensaio Sobre o Vazio”
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt (Praça Franklin Roosevelt, 210, Consolação, São Paulo, SP, Brasil) – Metrô Estações República ou Higienópolis-Mackenzie
Data: De 12 a 14 de abril de 2024. Sexta e sábado às 20h30; Domingo às 18h
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Vendas somente pela internet: Sympla SP Escola de Teatro
Lotação: 60 lugares
Duração: 50 minutos
Gênero: Drama
Classificação: 14 anos
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.