★★★★ Crítica: Norma tem Nívea Maria e Rainer Cadete em comovente embate em prol da liberdade de ser

Rainer Cadete e Nívea Maria são ovacionados na estreia de Norma no Teatro Vivo: forte embate em nome da liberdade de ser © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

★★★★
NORMA
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

Muitas vezes, para apenas ser, é preciso enfrentar antigas regras arraigadas no mais profundo âmago, mas que não fazem o menor sentido. Em relação ao amor e ao desejo, é assim para algumas pessoas. Para isso, elas precisam transpor a normatividade construída por séculos em nome da felicidade. Este é o forte recado que sentimos ao assistir ao comovente espetáculo Norma, em cartaz no Teatro Vivo, em São Paulo. Guilherme Piva dirige o drama com sensibilidade, construindo nuances distintas ao longo dos diferentes momentos da obra de  Dora Castellar e Tônio Carvalho, sucesso há 22 anos e que volta aos palcos em nova roupagem. Dessa vez, estão em cena os atores Nívea Maria e Rainer Cadete, ambos talentosos e com evidente dedicação a seus personagens, construindo um comovente embate em prol da liberadade. Nívea vive a sisuda personagem-título, uma senhora arraigada em dores do passado mal resolvidas. Esta conhece o jovem Renato, defendido por Rainer, que traz frescor ao personagem, mas também desconforto à realidade tacanha de Norma. Diante das reviravoltas que o texto dá, os personagem expoem suas antagônicas visões de mundo e transformam-se. A cenografia clean de Ronald Teixeira, bem como a luz sutil de Maneco Quinderé, os figurinos sóbrios de Bia Salgado e o visagismo de Fernando Ocazione contribuem para que o foco fique nos atores, nesta cuidadosa produção de Joana Motta e Edgard Jordão. Norma se impõe como um texto clássico do teatro brasileiro neste século, reverberando duas décadas após sua estreia. Afinal, o encontro entre duas pessoas pode ser algo revolucionário. Sobretudo, quando estas estão dispostas a abrir a cabeça para novas ideias que tornam todos mais leves. E mais felizes.

★★★★
NORMA
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

Compre seu ingresso para Norma!

Blog do Arcanjo mostra bastidores da peça Norma no Teatro Vivo

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *