Leonardo Miggiorin brilha em filme na Mostra de Cinema de Tiradentes e prepara solo no teatro

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial a Tiradentes – MG*
O ator Leonardo Miggiorin é um dos astros que circulam pela 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, realizada de 19 a 27 de janeiro na cidade histórica mineira. Entre os 145 filmes da programação, ele está em um que já é destaque: O Diabo na Rua no Meio do Redemuinho, dirigido por Bia Lessa e baseado no livro Grande Sertão, Veredas, do grande escritor mineiro Guimarães Rosa. Também mineiro de Barbacena, cidade próxima a Tiradentes, o ator, que vive em São Paulo e passa uma temporada na terra natal, onde pesquisa sua próxima peça, coleciona trabalhos importantes no teatro, no cinema e na televisão. O artista, que também é psicólogo, conversou com exclusividade com o Blog do Arcanjo sobre o atual momento e os projetos futuros. Leia a Entrevista do Arcanjo com toda a calma do mundo.

Miguel Arcanjo Prado – Como foi estrear O Diabo no meio do Redemuinho em Tiradentes e a reação do público ao filme?
Leonardo Miggiorin – A gente estava apreensivo com a reação da plateia, pois sabemos que é um filme experimental, conceitual, com uma linguagem inovadora, num certo sentido. Um filme que rompe com muitos padrões. Mas, ficamos felizes com o interesse do público e os comentários após a sessão. Muitos quiseram saber como filmamos e quais foram os desafios.

Miguel Arcanjo Prado – Qual sua relação com Tiradentes e Minas Gerais como um todo?
Leonardo Miggiorin – Sou mineiro. Nasci em Barbacena. Venho sempre pra Tiradentes e tenho família morando na cidade. Então, é ainda mais gostoso ver um filme que participo na Mostra de Cinema de Tiradentes. Fui assistir à sessão com minhas primas.

Miguel Arcanjo Prado – Sobre a peça The Boys in the Band – Os Garotos da Banda, sucesso no Teatro Procópio Ferreira e da qual você fez parte até pouco tempo, em São Paulo, como foi mudar de personagem durante a temporada?
Leonardo Miggiorin – Eu mudei de personagem e foi fantástico. Alguns atores fizeram esse rodízio de personagem no elenco e foi algo inusitado, mas muito enriquecedor. Um processo que nos exigiu humildade e adaptabilidade, pois muitos atores mudaram de papéis ao longo da temporada. O Ricardo Grasson é um diretor muito comprometido e muito generoso! Toda a equipe mora no meu coração. Eu não faço mais parte do elenco, porque estou me preparando para um outro espetáculo. Precisei fazer uma pesquisa e por isso estou em Minas Gerais.

Miguel Arcanjo Prado – Quais são seus próximos projetos no audiovisual e no teatro?
Leonardo Miggiorin – Estou preparando um solo sobre Saúde Mental chamado: Minha Rosa Barbacena (título provisório) sobre loucura e afeto. Vim pra Barbacena (cidade onde nasci e onde existiu o Hospital Colônia) buscar o histórico sobre hospitais psiquiátricos e conversar com alguns pesquisadores daqui. Um projeto que comecei a escrever nas aulas com Denise Stoklos.Além desse projeto, estou estreando Vicky e a Musa no Globoplay (meu primeiro projeto no Streeaming Globoplay) e estou filmando Beleza Fatal, para a HBO, com a personagem Rafuda. Estreia no segundo semestre.


*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viaja a convite da Mostra de Cinema de Tiradentes e da Universo Produção. Agradecimento: Raquel Hallak e Jozane Faleiro – Luz Comunicação com Atti Comunicação.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.