Aniversário de São Paulo, 470 anos: Personalidades da cultura declaram amor à cidade

aerial photography of city skyline
São Paulo completa 470 anos nesta quinta, 25 de janeiro: artistas e personalidades da cultura declaram seu amor à maior metrópole e capital da cultura no Brasil © Kaique Rocha on Pexels.com Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Esta quinta, 25 de janeiro de 2024, é aniversário de 470 anos de São Paulo, a maior metrópole e grande capital cultural do Brasil. O Blog do Arcanjo conversou com personalidades que fazem o dia a dia da cultura na cidade sobre o que a megalópole representa nas suas vidas. Veja só quanta declaração de amor!

“São Paulo é meu ponto de encontro. Ela me abriu as portas do teatro e nessa minha vida itinerante, é a base pra onde sempre volto quando me sinto um pouco perdida. Pras minhas dores, o teatro é a cura e São Paulo é o remédio. Amo e aprendo a admirar cada vez mais a beleza da pluralidade dessa cidade.”
BIANCA BIN
atriz

Paulistana do coração, nascida em Jundiaí e moradora de Indaiatuba, no interior paulista. Está em cartaz com a peça O Nome do Bebê, no Teatro Faap, em Higienópolis, até 3 de março, às sextas e sábados, 20h, e domingos, 18h.

“São Paulo representa a loucura que me cura através do caos”.
AYSHA NASCIMENTO
atriz
Paulistana de nascimento e moradora do São Judas, na zona sul paulistana. Está em cartaz na peça Maria Auxiliadora, da Cia dos Inventivos, no Espaço Cultural Inventivos, na Vila Prudente, de quarta a domingo, 20h, até 4 de fevereiro.

“Penso que, para mim, São Paulo, apesar de não ser para principiantes, te prepara para a vida.”
PRISCILA CASTELLO BRANCO
atriz e humorista

Paulistana de nascimento e moradora do Campo Belo, na zona sul paulistana. Faz o solo Tô Quase Lá, que estreia em 27 de janeiro, sábado, 22h, no Teatro MorumbiShopping, e que estará também na comédia Agora É Que São Elas, dirigida por Fabio Porchat no Festival de Curitiba.

“São Paulo é uma potência vital, um coração pulsante. Ela ultrapassa o conceito de cidade, é um organismo vivo que alimenta milhões de pessoas. É uma usina incansável a produzir amor e ódio, vida e morte, uma alquimia entre tudo o que há de mais interessante numa existência. Sou dependente de São Paulo, e isso é maravilhoso.”
MARCELLO AIROLDI
ator

Paulistano do coração nascido em Barueri e morador de Mairiporã, na Grande São Paulo. Está em cartaz na peça Misery, em cartaz no Tuca, até 31 de março, sexta, 20h30, sábado, 20h, e domingo, 17h.

“São Paulo me conquistou desde o primeiro momento com sua energia única e vibrante. A forma como abraça diversas culturas, línguas e tradições é incrível. É uma cidade de contrastes, onde o caos e a tranquilidade coexistem. Me encanta a cena cultural, que oferece uma infinidade de alternativas como exposições, shows e eventos culturais. Mas o que mais amo em São Paulo, é a sua gente, pessoas de todas as origens, que trazem consigo suas histórias, suas paixões e suas lutas. É uma cidade que acolhe a todos, que oferece oportunidades e que nos desafia a sermos melhores a cada dia. São Paulo é complexa e imprevisível, capaz de despertar em mim emoções intensas e contraditórias e amo isso.”
JUAN MANUEL TELLATEGUI
ator argentino radicado em São Paulo

Paulistano de coração nascido em Buenos Aires, Argentina, e morador da Barra Funda, na região central da capital paulista. Está no elenco do filme Ainda Somos os Mesmos, de Paulo Nascimento, vencedor como Melhor Filme Independente do Montreal Independent Film Festival e previsto para estrear em 20 de junho de 2024 nos cinemas com distribuição da Downtown/Paris Filmes.

“Nasci quase por acaso fora do Brasil, mas me considero paulistano nato. Pra mim São Paulo é isso: infelizmente não poderia viver ou fazer teatro fora daqui, felizmente não posso viver ou fazer teatro longe daqui.”
PAULO MARCELLO
ator
Paulistano de coração nascido em Montpellier, na França, em cartaz na peça O Fazedor de Teatro na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Morador da Pompeia, na zona oeste de São Paulo.

“Em São Paulo cabe o mundo inteiro. Nasci aqui e não me canso de descobrir a cidade. O mesmo caos que assusta impulsiona a viver e criar. Nasci na rua da Consolação. Minha infância foi no Jaguaré e na Vila Sônia. Aos 12, me mudei pra Praça Benedito Calixto e aos 14 para o Campo Limpo. Aos 16 para São Judas e aos 22 Perdizes e Praça Roosevelt. Agora vivo na Aclimação. Mas as artérias que saem do coração me ligam a cada teatro dessa cidade.”
CAMILA TURIM
atriz e diretora
Paulistana de nascimento, moradora da Aclimação, na zona sul de São Paulo. Está em cartaz com a peça Consentimento, indicada ao Prêmio Arcanjo de Cultura, na cúpula do Theatro Municipal de São Paulo, 26 e 27 de janeiro, 19h, e 28 de janeiro, 18h.

“São Paulo foi a cidade que escolhi para morar. É uma cidade dura e de muitas contradições. Aprendi a amar essas contradições, do concreto do asfalto e dos arranha-céus ao respiro de ar livre dos parques, da correria da semana com a pulsão cultural dos fins de semana. Uma metrópole caótica, movimentada, repleta de problemas, mas também de atrações e onde as experiências estão em toda parte. Hoje não consigo pensar em outro lugar para viver! É a cidade que amo!”
ADRIANA BALSANELLI
assessora de comunicação cultural
Paulistana de coração, natural de Paraíso, no interior paulista, e moradora da Barra Funda, na região central de São Paulo.

“O que São Paulo representa na minha vida? Um grande caldeirão que absorve e exclui, que acolhe e expele, ensina e apaga. Não se vê seus muros quem tá dentro. E nem seus milagres quem tá fora.”
EDER DOS ANJOS
ator
Paulistano do coração natural de Jandira, na Grande São Paulo. Está em cartaz nos teatros da Prefeitura de São Paulo com o espetáculo A Fuzarca dos Descalços.

“Para mim, São Paulo é meio que uma esfinge que consegue não te tirar a esperança de um dia decifrar o enigma, sabe? Você sabe que nunca decifrará, mas há o encanto. Há a possibilidade de transitar e trocar com tantas pessoas, caminhos, pensares. Isso é lindo! Me faz crer a cidade de São Paulo como o meu lugar. Mas torço e luto para que ela seja menos cruel com as diferenças, mais acolhedora com a beleza da multiplicidade. Que, para mim, é onde mora o seu maior encanto.”
KLEBER DI LÁZZARE
ator, diretor e dramaturgo
Paulistano do coração nascido na vizinha São Caetano do Sul, no ABC Paulista, e morador da Bela Vista, na região central. Ele estreia a peça O Futuro Chegou Ontem em 6 de fevereiro no Sesc 14 Bis.

“São Paulo é onde eu nasci… Terra que acolheu muitos imigrantes, que transpira trabalho, arte e cultura! Do cinza dos prédios ao verde do Ibira! Das festas! Dos teatros! Da rua Augusta à Oscar Freire! Cidade do meu coração!”
EDUARDO MARTINI
ator, diretor, dramaturgo e gestor cultural
Paulistano de nascimento e morador do Planalto Paulista, na zona sul de São Paulo. É gestor do Teatro União Cultural, no Paraíso, com três espetáculos em cartaz: Aleluia, Um Estouro de Mulher, às sextas, 21h, Clô para Sempre, sábado, 18h, e Cá Entre Nós, sábado, 21h, e domingo, 18h.

“São Paulo representa pra mim a realização de um sonho. Eu sempre desejei morar aqui pra fazer teatro, respirar cultura, conhecer artistas, dividir histórias. Há 7 anos fui recebido de braços abertos por essa cidade. Eu amo SP!”
BRUNO FERIAN
ator

Paulistano de coração nascido em Valinhos, no interior paulista, e morador da Vila Clementino, na zona sul paulistana. Está em cartaz na peça Nosso Irmão, no Tucarena, sexta e sábado, 21h, domingo, 18h.

“São Paulo é um sopro de esperança, para nós artistas. Uma cidade comprometida com a cultura, que respeita o teatro e seus artistas.”
LUIZ ANTÔNIO ROCHA
diretor e produtor

Paulistano de coração, carioca de nascimento e morador da Vila Madalena nas temporadas em SP. Assina direção e produção de quatro espetáculos na cidade: O Profeta, Helena Blavatsky, A Voz do Silêncio, Frida Kahlo, a Deusa Tehuana e Violeta Parra em Dez Cantos.

“São Paulo me deu tudo desde que aqui cheguei cheio de sonhos em 2007, recém formado em jornalismo pela UFMG. A cidade me abraçou e valorizou o meu trabalho árduo, como faz com todos aqueles que aqui arregaçam as mangas e não desistem. Porque São Paulo te faz querer desistir, ela te testa, e só vence quem aguenta o tranco. Para quem faz da cultura seu ofício, como eu, não há lugar melhor para viver e trabalhar no Brasil. São Paulo me realizou e segue realizando tudo aquilo que sonhei. Te amo, SP”.
MIGUEL ARCANJO PRADO
jornalista, crítico, curador e gestor cultural

Paulistano de coração, nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, e morador da Barra Funda, na região central da capital paulista. É diretor do Blog do Arcanjo, site especializado em jornalismo cultural desde 2012, e do Prêmio Arcanjo de Cultura, além de apresentar o Arcanjo Pod.

Blog do Arcanjo mostra imagens de São Paulo no aniversário de 470 anos da cidade

aerial photography of city skyline
Vista panorâmica da região central de São Paulo – Photo by Kaique Rocha on Pexels.com Blog do Arcanjo 2024
building structure beside asphalt road
Avenida Paulista – Photo by Ian Porce on Pexels.com Blog do Arcanjo 2024
people standing beside road
Masp – Photo by Eduardo Dutra on Pexels.com Blog do Arcanjo 2024
low angle view of building under blue sky
Sesc Pompeia – Photo by Caroline Cagnin on Pexels.com Blog do Arcanjo 2024
brown concrete building
Edifício Martinelli – Photo by Thgusstavo Santana on Pexels.com Blog do Arcanjo 2024
man standing near traffic light
Theatro Municipal de São Paulo – Photo by Caroline Cagnin on Pexels.com Blog do Arcanjo 2024
people walking on the road
Minhocão – Photo by Edson Nagase on Pexels.com Blog do Arcanjo 2024
old cathedral facade in sao paulo
Igreja da Sé – Photo by Thgusstavo Santana on Pexels.com Blog do Arcanjo 2024
aerial view of sao paulo and the obelisk in the center
Parque Ibirapuera – Photo by Kelly on Pexels.com Blog do Arcanjo 2024
black metal bridge
Pinacoteca de São Paulo – Photo by Caroline Cagnin on Pexels.com Blog do Arcanjo 2024
cars on road during night time with the banespa building on the background
Avenida São João – Photo by Anderson Santos on Pexels.com Blog do Arcanjo 2024
aerial view of city buildings
Marginal Pinheiros – Photo by Paloma Clarice on Pexels.com Blog do Arcanjo 2024

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.


Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *